quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

[Resenha] Tokyo Mew Mew


Dados Técnicos  

  Tokyo Mew Mew é uma série que muita gente deve ter lembranças, foi exibida no Brasil com o nome de "As Super Gatinhas" pelo canal a cabo Cartoon Network e o Boomerang. Apesar do anime ter sido retalhado ao extremo e descaracterizado existe um certo grupo de fãs que curtiu a série na infância e que aguardava a vinda dessa série ao Brasil. O mangá foi serializado no Japão entre os anos 2000 e 2003 na revista Nakayoshi da Kodansha e foi criado com o objetivo de gerar o anime (fato que pode ser lido nos freetalks do mangá) de 52 episódios e muitos outros produtos como jogos de videogame para garotas, cds, brinquedos etc.

Resumo
  Tokyo Mew Mew é um mangá para garotas novinhas entre 9 e 12 anos, conta as aventuras de Ichigo Momomiya e mais quatro garotas que estavam passeando em um museu sofreram um acidente e receberam os genes de animais em extinção. Com os genes dos animais em extinção elas ganharam superpoderes para lutar contra o mal, e de quebra um visual kawaii com cabelos coloridos, orelhinhas de bichinho e uniformes cheios de frufrus.
  As "Mew mews" são recrutadas para usar o poder que ganharam para lutar contra alienígenas que querem dominar o planeta usando monstros manipulados geneticamente e poluição para acabar com os humanos.

As Mew Mews são:
Ichigo Momomiya, possui os genes do Gato de Iriomote, sua cor é o rosa.
Mint Aizawa, possui os genes da Vini peruviana, sua cor é o azul.
Lettuce Midorikawa, possui os genes do Boto do Índico, sua cor é o verde.
Pudding Fon, possui os genes do Mico Leão Dourado, sua cor é o amarelo.
Zakuro Fujiwara, possui os genes do Lobo Cinzento, sua cor é o roxo.


Impressões

  A principal impressão que fica quando se lê o mangá é que ele não é feito pra garotas de 9 a 12 anos, é de que ele é feito pra menininhas de 4 a 7 anos, é infantil demais! O principal problema do mangá não é ser infantil, é subestimar a inteligência do(a) leitor(a). Não é por ser uma série feita pra criancinhas que precisa ser ruim, "As Garotas Super Poderosas", por exemplo, é ótimo, já "Tokyo Mew Mew" é sempre mais do mesmo: A Ichigo tenta namorar com o Aoyama, aparece um monstro que a atrapalha, as mew mew fazem gracinhas, correm risco, uma delas aparece (ou ganha um golpe especial) e elas derrotam o monstro, é assim durante os seis primeiros volumes. O final foi bacaninha, não foi nem um pouquinho surpreendente, mas foi em média bem melhor que a série (da metade do volume 6 para o final deu uma "esquentada"). Vale mencionar também o one-shot que ajuda a ocupar páginas no volume final foi bem legal.
  A arte da autora é péssima, é um dos piores mangás já publicados no Brasil na categoria traço, entre os títulos da Panini só perde pra Elfen Lied(e seus bonecões de posto) no quesito traço feio, mas preciso ser honesto e admitir que a autora evoluiu muito, MUITO mesmo ao longo da série, o final está bem desenhado.
  Tem quem reclame que os Nyah! da Ichigo deveriam ter sido substituídos por Miau!, confesso que como não assisti o animê nem percebi isso.

Acabamento

  O acabamento da Panini foi bom, as páginas são no papel de sempre, não há páginas coloridas, mas tem várias ilustrações coloridas no verso das capas (que já virou marca registrada da Panini) que são uma graça. Os honoríficos foram mantidos, temos as notas de referência no glossário como em todos os outros mangá, a edição de imagens está bem-feita. Há moiré (efeito sombra)? Sim, mas pouco, em quantidade normal que qualquer livro tem, não apenas os mangás, poderia ter menos, mas considero tolerável, o papel não está transparente. A edição de imagens também está bacana, mas não parece que tinha muito coisa pra se editar de qualquer forma.


Considerações Finais

  Não dá pra recomendar um título que eu não gostei, dos shoujos infantis eu curti MUITO MAIS o Sugar Sugar Rune, esse sim eu recomendo. Eu sei que Tokyo Mew Mew não foi feito pra pessoas da minha idade, mas mesmo assim eu o considero um mangá bem genérico, caça-níquel (no Japão, lógico) para arrancar dinheiro dos pais de menininhas que querem brinquedinhos.
  O único ponto positivo do Tokyo Mew Mew é a conscientização ambiental, falar dos animais em extinção, aquecimento global nunca é demais, é louvável por isso, mesmo que seja pra se aproveitar do apelo comercial. Se crianças passaram a se preocupar com o mundo onde vivem e com os animais é um grande ponto positivo.
  Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 10 o Tokyo Mew Mew ganharia um 4. O roteiro é ruim (não dá nem pra acreditar que havia uma roteirista responsável) e a arte também é muito ruim, não recomendo. Não é por ser infantil que precisa ser ruim.





Ficha Técnica do Mangá

Título: Tokyo Mew Mew, As Super Gatinhas, Mew Mew Power
Autores: Reiko Yoshida (história) e Mia Ikumi (arte)
Formato: 13 x 20,7, 180 páginas em média
Duração:  7 volumes, completo no Japão e no Brasil
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$9,90 e R$10,90 (volume final, não houve nenhum extra)
Demográfico: Shoujo
Gênero: Romance, Humor, Garota Mágica, Infantil.

Um comentário:

watchingthewheels disse...

Eu adoro essas historinhas/mahou shoujo cute para pré- adolescentes [idade biológica: 26, idade mental, melhor não responder ¬¬].

Eu gostei bastante do anime de TMM e estava muito a fim de comprar o mangá, mas vi que muita gente o achou muito ruim. Fico pensando se essas pessoas não estavam esperando demais do mangá ou então como TMM veio junto com o Sugar² Rune, acabaram comparando com ele e aí ele pareceu ainda pior, já que Sugar tem questões mais profundas/interessantes. Talvez não tenham gostado mesmo, independentemente de qualquer coisa.

Bem, se o mangá for parecido com o anime, eu vou gostar. ^^