sábado, 10 de dezembro de 2011

[Resenha] Blood Lad


Dados Técnicos

  Blood Lad é um mangá de humor publicado na Young Ace (casa de MPD - Psycho, Kurosagi Delivery Service of Corpse, Evangelion, Summer Wars) da Kadokawa Shoten. O mangá sai em capítulos mensais desde 2009 e atualmente conta com 5 volumes e ainda está em andamento. O autor não possui outras obras relevantes no catálogo. Há boatos de que uma adaptação em anime estreará em breve. Ao que parece Blood Lad está em reta final, ultimamente a Panini tem optado por lançar mangás em reta final, mas isso não adianta muito se o mangá acabar e os poucos volumes restantes não forem publicados por aqui (Guin Saga, por exemplo, a adaptação em mangá acabou com 6 volumes e não sai nenhum volume novo desde fevereiro apesar do volume final ter sido lançado em abril).

Capa original, praticamente idêntica à versão brasileira

Resumo

Staz é um vampiro (nesse caso ele está mais para um demônio, não é um vampiro muito parecido com a nossa "visão ocidental") e chefe da seção leste do Makai (a versão japonesa do inferno que não é nem um pouco parecida com o nosso inferno cristão). Ele se mantém como chefe defendendo o seu território de desafiantes invasores, mas na verdade ele não está muito preocupado com isso, ele está mais preocupado com seu hobby de colecionar quinquilharias otakus do mundo dos humanos, Staz é um vampiro otaku que não liga para velhas tradições como usar capas esvoaçantes ou sair por aí bebendo o sangue das pessoas.
  Um dia aparece do nada uma humana no Makai, os subordinados de Staz a capturam e a levam para ele, finalmente ele vai poder agradecer a um ser humano por terem inventado o Playstation e o celular. Além de tudo essa garota é bonita e está usando um uniforme de marinheira, com isso Staz se apaixona a primeira vista, mas como nem tudo são flores eles nem têm tempo de conversar direito já que aparece um mané pra desafiar o seu território.
  Staz derrota o mané que usava flores carnívoras para lutar com um único golpe e volta para ver como estava a sua linda humana, mas ao chegar no seu apartamento a surpresa: Ela morreu, foi devorada por uma das flores (quem conhece pokémon pode imaginar uma weepinbell) que havia escapado e agora virou uma alma penada, ou seja, o Staz perdeu todo o "entusiasmo" que sentia pela tal garota que agora era só mais uma assombração no meio de tantas outras, por isso esse Orfeu invertido jura que vai trazer essa menina de volta à vida nem que precise ir até o mundo humano para fazer dela a sua primeira presa.

Impressões

  Era pra ser um mangá de humor, tem umas situações bem nonsenses, mas a adaptação ficou meio travada, nem é muito culpa da Panini, no geral a tradução não estava travada, é mais uma questão de "choque cultural", dá pra entender as piadas, mas poucas funcionam, imagino ter dado umas 4 ou 5 risadas nas 180 páginas, de qualquer forma o mangá é bacana mesmo sem a parte de humor. Imagino que muitos trocadilhos foram perdidos com a tradução, esse é um dos problemas com mangás de humor, dificilmente eles funcionam traduzidos. Teve uma batalha contra um Oni (espécie de ogro) homossexual, deu pra perceber que a Panini se segurou bastante pra não ofender ninguém e ficar "politicamente correto", claro que isso é uma visão particular, mas eu acho que se tratando de humor deveriam deixar o politicamente correto e colocar umas gírias tipo "aloka, arrasou, bofe, mona etc.", o tal Oni ficou muito contido e no máximo chamava as garotas de fofa e queridinha, se é um mangá de humor badass o importante é manter o "espírito da obra" que definitivamente não é ser contido. No fim das contas alguém sempre vai se sentir ofendido mesmo.
  O traço da autora é competente, para a primeira série está bom, mas ainda espero ver progresso nos próximos volumes. É impossível deixar de comparar o Staz com o Murdoc e o 2D (uma mistura dos dois) e o Dekk com o Russel Hobbs eles parecem mesmo, será que vai aparecer mais alguém parecido com membros dos Gorillaz nos próximos volumes?

Acabamento

  A edição está bacana, eu conferi o primeiro capítulo e eles editaram o que havia para ser editado, os quadros brancos realmente já estavam lá na versão original, não estão ali por preguiça de editar imagens. As falas estão bem centralizadas e o formato quadrado é bom por não cortar a imagem e nem comer as beiradas.
  Minhas críticas são com as páginas coloridas que havia no original que estão escuras demais, impossível de entender as ilustrações. Tudo bem não estarem coloridas, esse é o normal por aqui, mas poderiam ter dado um jeito de deixar os desenhos inteligíveis pelo menos (acho que essa é a maior crítica ao mangá). Na página 182 no 6º quadro faltou uma legenda com a tradução da placa que diz Third Eye (nome do bar que é o "ponto de encontro" da galera do mangá) que está em katakana. Aliás, preciso dizer que prefiro ver essas placas traduzidas do que com legendas, nesse caso as letras parecem ter sido desenhadas pelo mangaká então há uma desculpa para não editarem, mas não há desculpa para não haver a legenda (o que se repete no último quadro da página seguinte quando mostram a placa novamente).
  Outra coisa que poderia ser melhorada é a variedade de fontes, até tem fontes diversas, mas poderiam usar fontes mais "arrepiantes", afinal, é um mangá com assombrações, no original japonês sempre usam dezenas de fontes diferentes, o mesmo deveria acontecer com o português.
  Foi mantida a capa da versão japonesa com a parte da frente e de trás mantidas, a capa parece meio "borrada", mas é assim no original também, eu estranhei bastante quando vi. A parte de dentro da capa não está coloridas, mas foram mantidas as piadinhas do original que eram em preto e branco mesmo.

Essa é a primeira página da história que está borrada de tão escura na versão nacional.

Essa é a página dupla de abertura que está impossível de ser apreciada na versão nacional. 

Considerações Finais

  Blood Lad é um seinen bacana de se ler, a leitura é rápida, os personagens são interessantes, o protagonista não é um banana irritante (isso já é um graaande avanço), as piadas não funcionam muito, mas é como é um mangá legal e só tem cinco volumes e já está em reta final vale a pena continuar comprando. Apesar de se rum seinen está bem longe de ser um Homunculus, Seton ou Astral Project, aliás, é bem diferente de tudo que eu já vi ser lançado por aqui, mais um motivo pelo qual vale a pena comprar, lembra bastante um mangá da Shounen Jump bastante conhecido aqui no Brasil pelo anime (e por scans) chamado Beelzebub (que seria uma ótima pedida vir pela Panini) que também é um mangá de humor com demônios e delinquentes.


Ficha Técnica

Título: Blood Lad
Autores: Yuuki Kodama
Formato: 13 x 18, 190 páginas
Duração:  5 volumes, em andamento
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$10,90
Demográfico: Seinen
Gênero: Humor, Ação, Aventura

11 comentários:

Buga disse...

Mais uma resenha muito boa. Parabéns Kuro!

O mangá parece ser bom, infelizmente não posso compra-lo no momento mas com certeza compro na próxima FestComix

Unknown disse...

Eu estava bem animada pra comprar Blood Lad, mas me parece apenas mais do mesmo, com nada que se destaque (ao que parece, nem a comédia parece ter funcionado e essas páginas estarem muito escuras também contribui). Mas vou aguardar pelos comentários do pessoal pelos próximos meses, se forem positivos, talvez eu invista.

thiago disse...

Vou comprar BLOOD LAD pra ver se curto a história. O Legal é que o mangá já está em reta final, como foi dito no post, assim prefiro. Pena a panini não ter lançado as coloridas...

Ryuichi disse...

Boa resenha! Comprei e gostei bastante tbm, só é uma pena as primeiras paginas estarem irreconhecíveis =P

Kuroi disse...

Valeu, pessoal.

Beta, eu pessoalmente acho que vale a pena investir por ser relativamente pequeno (5 volumes, talvez chegue a 6 ou 7) e diferente do que temos nas bancas. Comprar um mangá desses é apostar em coisas diferentes.

Mauricio disse...

Eu comprei e não me arrependo. Não é uma obra-prima, mas diverte e vai ser curtinho. Só espero que, como o Kuroi disse, não vire outro Guin Saga.

Alguém disse...

Tava afim de comprar,li num scan o primeiro capítulo ( o resto eu compro e leio),as piadas são legais,conseguiu arrancar umas risadas.Tem páginas coloridas?!?

Pelo jeito o levantamento de mangás não adiantou em nada,nenhum mangá do levantamento foi lançado,nem licenciado (bakuman não conta,foi no meio),parece que foi muita expectativa pra pouca coisa,no fim as editoras meio que nos ignoraram denovo -.-

Nem os "boatos" se confirmaram.(Falo disso http://yon-koma.blogspot.com/2011/10/volta-de-dragon-ball-e-one-piece.html)
O que será "usado pra substituir" Rockin' Heaven,Sugar Sugar Rune,Dorothea (já to pensando no futuro,kk') e NHK?

Tenho espectativas =D

Kuroi disse...

Cecília, acho que ainda é cedo pra dizer que a enquete não funcionou. Leva um bom tempo pra uma editora negociar um título e conseguir sua licença, pra receber o título e mandar pra tradução e edição pode somar uns 5~6 meses (Por que você acha que demora tanto pra lançar volumes novos?), de qualquer forma eu recebi feedback positivo por parte deles e acredito que venha coisas dessa lista sim, certamente nem 1/3 (as licenças da maioria desses títulos são caras demais e convenhamos que a gente sabe que eles alternam títulos de grande porte com títulos medianos e pequenos).

Sobre os boatos: Aparentemente quem "vazou"(espalhou) essas informações foi o pessoal da JBC e das licenciadoras de anime. Se for mesmo verdade é uma grande falha de caráter essas pessoas se aproveitarem de informações sigilosas pra prejudicar a concorrente. O boato dizia que a Panini ia lançar Dragon Ball e One Piece em dezembro, mas como todo mundo que já conhece a Panini sabe que isso daí atrasaria de qualquer forma. De qualquer forma são boatos e não há nada de oficial no momento. Eu prefiro comentar isso quando houver uma divulgação oficial, mas se One Piece, Kuroshitusji e Sailor Moon vierem no próximo ano dá pra saber que a enquete funcionou.

Rodrigo Oliveira disse...

Quantos Capitulos Tem Esse Primeiro Volume?
Eu costumo ler online e n tenho certeza se devo comprar...

Dyn disse...

Mais um mangá de Vampiro, ao menos é comedia, não que seja grande coisa!

Cm tanta coisa boa atualmente no Japão só trazem o que já é manjado pela midia, ousem mais caramba!

Tragam coisas legais, tipo Zetsubou Sensei, isso sim é mangá comedia com um texto afiado!

Cade KAIJI?! Nem precisa dizer o quanto é bom esse mangá!

E acima de tudo, cade o Shingeki no Kyogin, excelente mangá,historia inpecavel!

Tragam para o Brasil !

D.L.17-Sama disse...

Pessoal...se Blood Lad saiu agora em Dezembro...o Próximo volume só em Fevereiro?