sábado, 18 de fevereiro de 2012

[RESENHA] One Piece #01

  
  One Piece é um mangá que dispensa apresentações, pelo menos aos fãs de anime e mangá. O anime da série (descaracterizado e deformado pela 4Kids, é bom dizer) foi exibido no Brasil na TV a Cabo pelo Cartoon Network e em TV Aberta pelo SBT. O mangá também já foi publicado anteriormente pela Editora Conrad, em formato meio-tankoubon tendo sido publicado até a edição 70 (que equivaleria ao 35), os motivos do cancelamento da série pela Conrad não são claros, mas é altamente improvável que uma série que tenha chegado até o volume 70 tenha sido cancelada por baixas vendas, até mesmo porque a Conrad nunca teve medo de cancelar nada e inclusive boa parte dos volume em meio-tankoubon estão esgotados.

  No Japão não tem para mais ninguém, é de longe o mangá mais vendido no país do sol nascente e inclusive já bateu os recordes de venda de Dragon Ball. Os novos volumes do mangá têm tiragem de 3.5 milhões de exemplares e chegam a vender até 2 milhões apenas na primeira semana. O último volume que saiu no Japão (65) vendeu 1.934.961 exemplares em apenas dois dias de venda e ficou em primeiro lugar no ranking de vendas da Oricon (uma espécie de IBOPE japonês que faz rankings de quase tudo, passando de músicas até quadrinhos) na semana de 30/01-05/02 e manteve a primeira colocação na semana de 06/20-12/02 vendendo mais 617.720 e acumulando um total de 2.552.721 exemplares vendidos em apenas nove dias de vendagem.  Esse desempenho não é tão grande no resto do mundo, é um dos mangás mais vendidos da França, onde está em pé de igualdade com Naruto e vende bem nos Estados Unidos sempre aparecendo no ranking dos mangás mais vendidos do The New York Times quando há o lançamento de algum volume novo.

  Para quem acompanha o blog há pouco tempo eu sempre fiz campanha para a Panini tomar os direitos de One Piece e inclusive fiz no ano passado um levantamento com os leitores do blog para saber quais mangás eles gostariam de ver lançado no Brasil que foi um sucesso com mais de 500 pessoas deixando comentários e deu origem a uma enquete que recebeu 10.161 votos e foi encaminhada para a Panini, e eu espero que essa enquete tenha sido um estímulo à Panini para trazer esse mangá ao Brasil.


DADOS TÉCNICOS

  Publicado semanalmente pela Shounen Jump desde 4 de agosto de 1997 One Piece é um mangá que mistura humor, aventura, drama, ação e muitas lutas e atualmente conta com 65 volumes compilados e ainda está em publicação (não se espantem com o número, a história é ótima), também possui quatro Databooks e 4 Artbooks. O anime da série já passou dos 500 episódios e já foram produzidos 10 filmes para o cinema e alguns curtas, há também dois OVAs anteriores à estreia do anime.


IMPRESSÕES

  A Panini fez um trabalho muito cuidadoso, sem dúvida é o projeto mais ambicioso produzido até agora pela linha de mangás da Panini. Apesar da qualidade normal (não tem como fazer em qualidade luxo um mangá que pode durar mais de 100 edições) o cuidado é excepcional, a capa que era o que mais me preocupava apesar de feia no computador ao vivo está muito bacana, bonita até (ainda preferiria o original, mas...). Não tem páginas coloridas, no original também não há (páginas coloridas estão apenas na revista semanal), mas os extras das orelhas do original forma mantidos na parte de dentro (assim como todos os outros mangás da Panini). A edição de imagens está muito boa, não dá pra ser notada e as onomatopeias foram mantidas no seu original. Os sufixos originais foram mantidos, todos os -san, -sama, -kun, -senpai que estavam no original estão lá, não que sejam muitos, One Piece é um mangá bastante informal, então você verá poucos honoríficos na obra, o que eu mais senti falta foi o "título" do volume, todo volume de One Piece é nomeado com o título de um capítulo, o primeiro volume é chamado de Romance Dawn (raiar/despertar do romance/aventura) e como vocês podem checar ele está presente na capa original, mas não na capa da Panini.
  Nesse primeiro volume temos 208 páginas de história e capítulos são 8 (são "só" 657 atualmente, mas passa tão rápido que vocês nem vão perceber). Uma das coisas mais bacanas ao reler a história foi notar como a arte do Eiichiro Oda progrediu durante esses 14 anos de mangá e de como a história foi ficando mais profunda, os cenários mais elaborados e as cenas de ação mais impactantes. Não que esse primeiro volume não tenha sido divertido, foi muito bom, mas em comparação com os volumes atuais é só uma amostra do que One Piece viria a se tornar.


Considerações Finais

  One Piece foi o mangá mais aguardado dos últimos tempos, não há o que se discutir. O retorno às nossas bancas já era esperado e a Panini foi quem o trouxe de volta às bancas brasileiras no acabamento gráfico padrãoda editora , e produzido com muito capricho pelo pessoal da Mythos que está dando a esse grande título toda a atenção que ele merece. A tradutora Drik Sada, está tendo inclusive contato com o autor Eiichiro Oda para os detalhes de adaptação. A editora Panini está pegando pesado com o título e dando a devida atenção que ele merece. Os resultados a gente já vê: volumes esgotando nas bancas virtuais e tendo que ser recolocados, a assinatura indo muitíssimo bem, muita gente reclamando que não está encontrando o mangá nas bancas... Tudo o que a gente espera de um grande sucesso, só me resta desejar a One Piece um belo desempenho e que navegue pelas bancas em sua mais bela jornada.


Título: One Piece
Autor: Eiichiro Oda
Formato: 13,7 x 20, 210 páginas
Duração:  65 volumes, em andamento
Periodicidade: Mensal
Preço: R$10,90
Demográfico: Shounen
Gênero: Humor, Ação, Aventura, Batalha, Drama, Épico

+

P.s.  Ooops, mas vocês acham que acabou? Não, não acabou, não!! Eu recebi da Panini três conjuntos One Piece 01 + One Piece 36 para sortear aqui no blog. Eu iria sortear na sexta-feira, mas como é carnaval e muita gente está viajando eu resolvi adiar a promoção para a quarta-feira de cinzas. Como está todo mundo sorteando através do Twitter nesse verão eu decidi fazer algo diferente: Vocês vão ter que provar que são fãs de One Piece e que acompanham o blog há um bom tempo. Na quarta-feira eu vou lançar um jogo de perguntas e respostas, as três primeiras pessoas a responderem corretamente a todas as perguntas levam os mangás One Piece #01 e #36, para participar basta ser inscrito no Google e seguir o blog através do Google Friend Connect (a primeira ferramenta do lado direito do blog).

31 comentários:

~ disse...

Não gosto dessa série, mas tenho que reconhecer que merece o devido respeito de qualquer Otaku. One Piece teve importância ímpar para o mundo dos mangás. Esta, tão grande quanto as que Osamu Tezuka fez. Enfim, só desejo o melhor possível para a série, e que os fãs aproveitem muito bem este título.

David disse...

Fico muito feliz com esse sucesso e como eu já tinha dito, isso mostra que tem um bom mercado para trazer mais mangás para cá e se a Panini manter essa qualidade quando trouxer novos títulos e sempre estar acompanhando as novidades no Japão então tem tudo pra ser sempre sucesso!E não pode esquecer de divulgar bastante pelas mídias e fazer promoções.Esperando ansioso o volume 2.

Anônimo disse...

Muuuuuito maneiro mesmo ter One Piece de volta aki no Brasil. Realmente é o meu mangá favorito e eu aguardava a um tempão o relançamento dele aki.

Só uma coisinha: são 5 artbooks. Tem o 1, 2, o Lion, Eagle e o último é o Shark. Falando neles, espero muito que a Panini publique os Databooks e os Artbooks. Seria mto legal. XD

Hud disse...

Tive a mesma impressão, achei a capa muito feia na internet. Mas com ela em mãos até que é mais simpática pessoalmente =P

Hud disse...

Tive a mesma preocupação da capa, mas em mãos ela é mais simpática haha =P

Jonath disse...

Gostei da resenha :D
Achei a tradução do mangá muito boa.
Pra mim o pior problema é que a impressão está meio afastada do centro, e acaba cortando parte da imagem, e em uma certa págica uma letra é cortada ao meio D:
Isso me incomoda muito.

luiffogaca disse...

Realmente a edição da Panini está boa, principalmente na fluidez na leitura que ocorre de forma bastante natural (possuo a edição da Conrad e fiz uma pequena comparação). Mas, mesmo assim não está perfeito, em algumas páginas a borda externa está "comendo" o texto.

spitfire disse...

realmente eu estava lendo o op e me lembrando de uma das melhores sagas até agora op e realmente um sucesso e espero que assim se mantenha sabe me dizer sobre o volume 2 se sera entregue para quem assinou esse mes ainda ou só no proximo
kuroi vc faz akela enquete sobre mangas todo o ano ou akela foi so pro op
porque como a panini e a melhor no brasil bem que ela poderia lançar blade e vagabond ja que a conrad largo de mão não sei se vc chegou a acompanhar eles mais são 2 ótimos mangas

Judgment disse...

Gostei da resenha das informações, dos números e da promoção, ah também gostei do gênero épico! hauhauhau xD

Jonath disse...

Gostei da resenha, realmente a capa pessoalmente é bem mais bonita :D
Estou gostando muito da tradução, o único problema é que a impressão está distante do centro e corta parte da imagem, um uma certa página corta até um letra do balão, está me incomodando muito ._.
Deve ser um problema na gráfica, espero que nas próximas edições seja resolvido.

valkiriapura33 disse...

OLha mesmo quem não gosta ou não conhece tem que ter uma noção do sucesso de One Piece no Japão.
Esse papo de quando a Conrad cancelou nunca entendi direito.. vai ver a exectativa dela não foi o que esperava para um título longo e isso deve ter contribuído... mas sabe-se lá, só mandando um email para saber o pq ela cancela títulos fantásticos sem mais nem mesmo( quem sofre com a editora sabe muito bem, já é uma glória ela completar Battle Royale... tá que levou 3 anos mas ao menos completou.), sério e não venha com papo de contrato, pq tem o público para comprar e garanto que mesmo na época que One Piece foi cancelado tinha público fiel( claro que se vê que hj em dia esse número cresceu mas o que digo é que nunca faltou gente para comprar).
De fato esse mangá é um grande investimento, pois é muito longo, claro que é fantástico, mas é longo demais e o nosso mercado bem... já se sabe o tratamento para títulos assim, mas acho que as editoras estão começando a respeitar mais isso, vendo que se tem gente que está disposta a querer comprar e falar sobre isso na net( claro que blogs como este ajudam muito!!!XD),
e olha só, atualmente está no vol.65 no Japão, calcula quanto tempo vai demorar para chegar nesse número aqui( posto que da ed.36 em diante é bimestral), isso é um risco para editora não deixa de ser, mas como disse é um grande investimento, e sem dúvida esse título é o filho querido da panini que está sabendo apreciar o valor e claro divulgar, divulgar e divulgar!Gostei muito de parte técnica e qualidade das folhas e claro a tradução ficou ótimas, e sim os sufixos mantidos, isso é o que mais se teme na tradução de mangás, pq alguns são tirados outros não , as vezes fica tudo uma salada, mas aqui tudo muito bem feito.
A capa nossa, é claro que a capa original teria sido uma boa( quem não ama os mapas!!!??Rs), mas de fato a escolhida na Ed. da Panini não ficou ruim( em geral teve boa aprovação... em geral é claro não unânime, é só ver na net), e gostei do tratamento da lombada, imagina quando tiver uma boa rodada de volumes juntos!!!!
O que reflete o bom sucesso é mesmo as boas vendas, esgotado nas lojas virtuais mais conhecidas e nas lojas físicas o vol.1 praticamente não existe, esgota muito rápido, pode crer que deve ter mais edições indo para as bancas por algum tempo.
Digo uma coisa se a panini souber jogar as cartas direito esse One Piece ainda vai render muito caldo!!!!(Não brinque com o coração do otaku alheio panini, continue nesse rumo.)
(que coment enorme :P)

Willeman disse...

Acho que só eu que não tenho o mangá ainda... T___T
Na ligahq não chegou ainda, e nem nas bancas daqui...

DensetsuWell disse...

Legal vamos ver no que dá !!! mas tem um horario definido? ou vamos ter que ficar grudados no pc o dia todo? eu trabalho, cara vê sesse negocio aí certinho para todos terem vantagem igual.

Kuroi disse...

Willeman, na Liga HQ o One Piece #01 já esgotou.

Densetsu, não tem como fazer um horário legal para todos, tem quem acesse só do trabalho, tem quem não possa acessar no trabalho... por isso escolhi quarta-feira de cinzas, as pessoas já devem ter voltado de viagem, devo liberar a promoção de noitinha, fique atento.

Phe disse...

Eu quero Meu one piece aqui na banca só chegou o vol.36 e não veio o vol.1 vc sabe pq isso kuroi?

Celle Cecel disse...

vou passar o dia todo no blog coletando informações para ter o meu #36 em casa XD (aqui onde eu moro, acredite, NÃO tem banca de revistas. e eu não queria assinar porque eu só queria do 36 pra frente). Kuroi, agradeço por não fazer uma promoção via twitter, elas são bem chatinhas de participar~

RAEL disse...

FUI NA BANCA HJ E O VOL.1 JÁ ACABOU t_t MAS EU COMPREI O VOL.36 E O MEU VOL.1 SÓ CHEGA DEPOIS DO CARNAVAL(COMPREI PELA COMIX),COMO EU TE ODEIO CARNAVAL E CORREIOS QUE PARAM POR CAUSA DISSO.

Willeman disse...

Kuroi, mas tem chance de voltar lá depois ? D:

Unknown disse...

Mais uma bela resenha.Gosto de One Piece e estarei até o fim nesta jornada!!!

Jeff X disse...

É realmente refrescante voltar a colecionar um mangá desse porte! One Piece é definitivamente meu mangá favorito! Seu impacto em minha vida é tão grande que ele se sobressai e foge do rótulo de mangá batendo de frente (e consequentemente derrubando XD) qualquer série, seja televisiva ou literária com atores reais ou películas animadas sendo para mim um fenômeno da mídia passiva visual!!! Curti muito o trabalho da Panini que esta realmente levando a sério essa estupenda série!! E parabéns ao blog pela iniciativa de entrar em contato com a Panini e elaborar essa pesquisa, sem falar na ótima resenha que sintetizou perfeitamente as características dessa série avassaladora!

O JOVEM EMPREENDEDOR! disse...

Kuroi, acredito fortemente que você fez a campanha decisiva pra a Panini adquirir de qualquer forma os direitos de publicação de One Piece, mas vale lembrar que a intensa propaganda de fãs discutindo em vários blogs, sites e até divulgação dos melhores do ano. Como foi o caso do Ichiban Brasil, onde reuniu uma equipe e as pessoas votaram nos melhores do ano. Acredite, a união de tudo isso fez com que os nossos sonohs se tornassem realidade: One piece estaria de volta em um mangá mensal, tanko e sem interrupção, como sempre desejamos!

http://www.ichibanbrasil.com.br/votacao/
.

O JOVEM EMPREENDEDOR! disse...

Ah! esqueci de mencionar o por quê do link do meu post, este site teve uma forte divulgação e como tiveram 11 mil votos, vi que One Piece teve uma ótima repercussão!

spitfire disse...

o kuroi tu sabe akela enquete que a panini fez que tem o
vampire knigth
berserk
lobo solitario
se eles pretendem relançar o berserk
e qual seria o formato eu to tentando conseguir os primeiros volumes do berserk mais ta rala de conseguir se souber fala ae wleo

felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kuroi disse...

Tá escrito quarta-feira, é quarta-feira há pouco mais de 3 minutos e com certeza não vou lançar algo de madrugada. Sossega a periquita. xD

otakus disse...

na boa que horas vcs vao postar o concurso???

kidzera disse...

Parece que One Piece 01 esgotou de novo na Comix XD

Willeman disse...

Fora de questão daqui, e vou participar disso também, mas, Kuroii, sabe quando sai o Blood Lad #3 ? xD

Kuroi disse...

Blood Lad é bimestral, então deve sair em março.

Marcos Paulu disse...

eu pessoalmente nao acompanho esse anime prefiro naruto acho que o one piece é mau desenhado nao evolui fica no pasado eu achava massa quando ele pasava no sbt agora vejo tanto anime locura que procurao melhorar mas e mas e o one piece fica no mesmo luga parece que o "mangaka do one ppiece" nao tem talento suficiente para personaliza os personagens naruto é e vai sempre ser o melho anime.

Marcos Paulu disse...

eu pessoalmente nao acompanho esse anime prefiro naruto acho que o one piece é mau desenhado nao evolui fica no pasado eu achava massa quando ele pasava no sbt agora vejo tanto anime locura que procurao melhorar mas e mas e o one piece fica no mesmo luga parece que o "mangaka do one ppiece" nao tem talento suficiente para personaliza os personagens naruto é e vai sempre ser o melho anime.