domingo, 20 de fevereiro de 2011

[RESENHA] The voices of a distant star (Hoshi no Koe)


  Hoshi no Koe ou The voices of a Distant Star surgiu como uma animação, ficou famoso como "O animê de um homem só", parece que foi feito por Makoto Shinkai totalmente sozinho, sem a ajuda de ninguém, o animê foi lançado em fevereiro de 2002 e mais tarde em fevereiro 2004 foi serializado na revista seinen Afternoon da Kodansha uma versão em mangá que foi concluida com 10 capítulos em dezembro do mesmo ano.

  A versão mangá ficou a cargo da Mizu Sahara, também conhecida como Yumeka Sumomo Aqui fica uma dica pra Panini: Tragam tudo que vocês puderem dessa autora!!, é meio difícil afirmar quem fez o que, na capa da versão americana lançada pela Tokyopop está escrito que o mangá foi desenhado e adaptado pela Mizu Sahara, já a capa da versão brasileira da Panini ela consta apenas como responsável pela arte. Pode-se falar o que quiser, a versão mangá é muito superior à versão animada, é incrível como adicionando novos (e ótimos) personagens o relacionamento entre Noboru e Mikako ganhou uma dimensão ainda mais profunda, isso sem contar as reflexões que há no mangá e não havia na versão anime.


  No ano de 2039 uma tripulação humana a Marte encontrou as ruínas de uma civilização posteriormente chamada de Tharsian, entretanto as pessoas que estavam nessa expedição foram todas mortas pelos Tharsians, só que mesmo assim a tecnologia encontrada nas ruínas foi tomada pela humanidade e ajudou no desenvolvimento tecnológico da humanidade. Com a tecnologia tomada dos Tharsians os seres humanos foram capazes de se defender dos Tharsians, agora seres humanos têm robôs gigantes chamados Tracers para combater os Tharsians e podem viajar pelo espaço em naves espaciais, só que isso traz um dilema, quem vai pilotar os Tracers?
  Crianças têm suas capacidades testadas e aquelas que podem vir a se tornar bons pilotos de tracers são convocadas mais tarde pelas Nações Unidas, uma dessas crianças é Mikako Nagamine, ao invés de partir imediatamente para o seu treinamento ela prefere usar todo o tempo de que dispõe para viver uma vida normal enquanto puder, mas quando ela passaria para o "colegial" ela é então convocada para começar seu treinamento.
  A unica ligação de Mikako com o mundo que deixa para trás é a relação platônica com o seu antigo colega de escola, Noburo Terao, eles se relacionam por mensagens pelo celular, mas a cada novo estágio do treinamento de Mikako as mensagens demoram mais tempo para chegar através de sua viagem pelo espaço, primeiro as mensagens demoram dias para chegar, depois são anos.

  É um romance lindo, comovente mesmo e é impossível a gente não se pegar torcendo pela felicidade dos dois no final do mangá. Como já disse a história tomou uma dimensão mais profunda na versão mangá, é um título reflexivo, faz a gente pensar em várias coisas, mas não é um mangá chato. A arte é muito bonita, o traço é simples e delicado, a maioria das cores foi feita em aquarela o que dá um visual delicado e romântico para a capa. Não há muitos cenários, só quando eles são necessários, o que é raro já que a maioria das ações se passa dentro da cabeça dos personagens, são suas reflexões e expressão dos seus sentimentos. A adaptação/tradução está muito boa, fluida, sem ruídos, o assunto viagem espacial é um pouquinho complicado, mas tudo que é necessário saber está no glossário no final da edição.
  A edição está muito boa, sem marcas das reconstruções no photoshop, pelo que pude conferir a versão americana tem oito página coloridas que não foram mantidas na versão brasileira, o que é uma pena. O que mais me incomodou foram três placas sem tradução (era a mesma placa de um ponto de ônibus), a primeira estava na página 24 no quarto quadro, na página 35 no primeiro quadro e na página 107 no primeiro quadro.  Na página 230, segundo quadro em uma memória de Mikako aparece um quadro negro onde algo está escrito, bem, eles não traduziram o que estava escrito, tampouco colocaram uma nota de rodapé explicando, mas segundo a versão da Tokyopop que eu consegui ver estava escrito Love Noboru (Amo Noboru). É chato porque depois nos extras há uma piadinha com essa cena, novamente um problema de falta de atenção

  Apesar desses erros eu recomendo a qualquer um que compre esse mangá, é raro ver um one-shot que realmente valha a pena comprar, mas The Voices of a distant star é um mangá lindo, poético, profundo. Todo mundo que gosta de um romance bem escrito e bem realizado deveria ler. Aliás, é uma pena que esse lançamento fique restrito ao círculo otaku, eu recomendaria esse mangá para qualquer pessoa que estiver interessada em ler uma bela história de amor. O preço é um real mais caro do que os lançamentos normais da Panini, mas o mangá tem quase 240 páginas de história. Agora é torcer para a Panini trazer mais coisas do Makoto Shinkai e da Mizu Sahara/Yumeka Sumomo.

Título: The voices of a distant star/Hoshi no Koe
Autora: Makoto Shinkai (história original), Mizu Sahara/Yumeka Sumomo (adaptação e arte)
Formato: 13,7 x 20
Duração: volume único
Preço: R$10,90
Demográfico: Seinen
Gênero: Romance, Ficção Científica

7 comentários:

lhk disse...

Virei fã da Yumeka Sumomo só por essa obra =D Conseguiu deixar o manga muitas vezes melhor que a animação!

Luka Malafaia disse...

Gostei tanto de The voices... Gosto de histórias lentas e esse mangá foi ótimo. Senti falta somente das páginas coloridas que tem na versão da TokyoPop. Quando eu comprei Eureka SeveN, achei que seria assim, mas foi pro lado das lutas, apesar de ser muito bom. Aliás, parabéns pela popularidade do site, Kuroi. (E pela resenha também. :P

Kuroi disse...

Luka, esse mangá é mesmo maravilhoso! O blog nem é tão popular assim, mas os acessos estão aumentando, esse mês já teve recorde de acessos desde o começo do blog. A função dele mesmo é informar.

Anônimo disse...

Depois de ler isso pensei até em comprar... =]

amazon group productions disse...

poooooo pq esses mangás não vem pra manaus sacagem....

Kuroi disse...

Esse mangá é antigo, ele já esteve nas bancas de Manaus, eu sei porque um amigo meu é daí e é fã do mangá. Mas eu recomendo a você procurar em uma loja especializada, esse mangá é mótimo e vale a pena lê-lo.

Emanuel Campos disse...

foi o mangá mais lindo que já li, e estou desesperado para comprá-lo de novo, que o meu empres(dei) por aí...