sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

[RESENHA] Otomen - Um Doce de Garoto [Allena]

Essa é a última das resenhas da Allena que vai aparecer por aqui em um bom tempo, é a resenha de Otomen, eu também já escrevi sobre Otomen, mas tenho até vergonha da minha resenha, a da Allena está mil vezes melhor, e novamente acho que o ponto de vista dela também é válido, principalmente para efeito de comparação. O link para o site onde está o texto original é esse.

Otomen foi lançado em 2006 no Japão pela editora Hakusensha na revista Bessatsu Hana to Yume, sob autoria de Kanno Aya, mangaká que começou a trabalhar profissionalmente com quadrinhos em 2000.


A história gira em torno de Asuka Masamune, um rapaz alto e símbolo da masculinidade no colégio. Mas em seu íntimo é um verdadeiro Otomen. Otomen, termo criado pela autora e escrito com kanji de romântico e homem, é uma brincadeira com a palavra “otome” que significa senhorita, logo “otomen” seria “otome” acrescido de “man” em inglês.
Segundo o mangá, a palavra define rapazes que são verdadeiras moças por dentro: adoram shoujo, cozinhar, costurar, são graciosos e românticos. Mas, por causa de um trauma de sua mãe ligado a sexualidade do ex-marido, ele esconde esse lado doce, apenas expondo o lado viril e másculo. Mas, assim que conhece Ryo Miyakozuka, uma aluna recém transferida, e Juta Tachibana, um playboy, a sua vida começa a mudar. Logo de cara Asuka começa a gostar de Ryo, apesar da mesma não perceber. Os três então começam a almoçar e a se ajudar. Asuka vai mostrando seu verdadeiro eu. Mas nem tudo são flores, a amizade de Juta não é tão sincera quanto parece, pois ele esconde um segredo de Asuka.

O tipo de enredo lembra muito o de “Ouran Host Club”, basicamente romance e comédia. Acredito que o título “Otomen” esteja entrando para substituir “Ouran Host Clube” que em breve deve parar por alcançar o original japonês.

Quanto a qualidade do título brasileiro da Panini, quem está editando é a Elza Keiko, uma das melhores profissionais de mangás do país. Foram usadas várias fontes, está tudo editado bonitinho e tudo traduzido sem problemas. Possui capa e verso coloridos, além de uma seção de cartas (a Elza adora isso). Diga-se de passagem, nesse primeiro volume saiu uma seção sobre como se edita os mangás, quais os passos e programas utilizados. Bem interessante para quem não é familiarizado.

Otomen é uma série bimestral, com 11,4 x 17,7 cm e 208 páginas. O preço é R$ 9,90. Tem 9 edições e ainda está sendo publicado no Japão. É um shoujo típico e muito divertido. Com certeza um título obrigatório para os fãs do gênero.

Título: Otomen
Autor: Kanno Aya
Formato: 11,4 x 17,7 cm
Duração: 11 volumes e continua no Japão
Preço: R$ 9,90
Lançamento: Outubro de 2009

Há um porém a ser acrescentado aqui, faz algum tempo que não aparece nenhum volume do mangá em nossas bancas, o volume 7 deveria ter saído no mês de Outubro, mas ele simplesmente não apareceu apesar de ter sido anunciado no checklist da Panini e na Newsletter que a Panini divulga. Eu já mandei e-mail para eles e ninguém me informou coisa alguma, se o título está ou não em hiatus ninguém sabe, espero ter alguma resposta em breve. Por enquanto o mangá está paralisado em seis volumes.

P.s. O volume citado já saiu, mas o mangá paralisou novamente por alcançar os volumes contratados na primeira remessa e aguarda formar um número expressivo de novos volumes para valer a pena trazer uma nova remessa.

2 comentários:

kanai disse...

HUUMMMM... finalmente alguem toco no assunto!

Kuroi disse...

Agora esse volume já saiu, mas está paralisado novamente para fazer volume e poder negociar.