quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Weekly Shounen Jump #36-37 2021

 



  E faz um tempinho que a edição 36-37 saiu no Japão, mas por que uma edição dupla? É simples, tem um grande feriado chamado OBON no Japão e essa é uma das raras oportunidades dos desenhistas da Jump descansarem, ou de diminuir o atraso dos prazos. Mangaká também é gente como a gente e desenhar uma série semanal dá muito trabalho, então essa é uma oportunidade de descanso para eles. É chato não ter capítulo, mas temos que pensar no ser humano que dedica a vida toda aos mangás também.


  E quem ganhou a capa? Todo mundo que está sendo publicado no momento. Mas oficialmente a página colorida da liderança foi para Dr. Stone, então vamos considerar que o Dotô Pedra ganhou. Dr. Stone é uma série bem popular e que se sai  muito bem nos TOCS, só as vendas que não refletem muito bem o sucesso de popularidade com os leitores votantes.
  Olhando o top3 dessa semana não poderia ser mais... ... como dizer? Emblemático? One Piece, My Hero Academia e Jujutsu Kaisen no top 3, basicamente o top3 real de vendas da revista atual. Black Clover em quarto,, no lugar certo, apesar das vendas baixas no Japão.

  Em quinto temos o novo queridinho: Blue Box/Ao noo Hako, o nosso novelão. Temos que considerar que nem Red Hood e nem Neru estão rankeando ainda. A recepção parece estar sendo mista no Japão, o que significa que se aparecer coisa melhor entre as próximas estreias as duas séries correm o risco de serem canceladas se não melhorarem nos rankings. Highschool Family que é um gag mangá de 13 páginas está em sexto lugar no ranking. A série oscila bastante, mas não corre perigo de cancelamento, a menos que levem em consideração as vendas do encadernado, que estão péssimas, a pior dos mangás lançados atualmente.

  Em sétimo temos Mashle, que anda vendendo bem, em breve termos o ranking da oricon do próximo volume. Undead Unluck continua indo bem nos rankings e está em oitavo lugar. A série perigava cancelamento até mês passado, mas a série ressurgiu das cinzas. Em compensação The Elusive Samurai (do autor de Assassination Classroom) andou caindo nos rankings. Possivelmente devido ao sucesso de Ao no Hako e Undead Unluck. Os votos da popularidade do novelão têm que sair de algum lugar.

  Ayakashi Triangle saiu das últimas colocações e deu uma respirada. De modo geral a série não corre risco, é um ecchi, ecchis não ranqueiam bem, mas vendem bem, o que não é bem o caso dessa série que tem vendas bem medíocres. Mas é tudo questão de tempo, na hora que o animê sair (e ecchis sempre ganham animês) e o monte de mercadoria que todo ecchi lança a série vai sair de vermelho e gerar muito lucro para a revista.
  Me &  Roboco deu um passeio no bottom, mas dos gags mangás é o que melhor vende e tem boa popularidade apesar desses passeios no bottom. Outra série no bottom é Magu-chan que está perigando ser cancelada. Das duas uma: Ou Magu-chan é cancelada e Yozakura Family recebe um anúncio de anime muito em breve ou Magu-chan se salva e Candy Flurry e Yozakura Family são canceladas na próxima leva. Eu creio no cancelamento de Magu-chan e Candy Flurry no momento, é o que eu vejo mais chances de acontecer. Yozakura Family que está no bottom faz algumas semanas tem vendas medíocres mesmo recebendo belas páginas coloridas promovendo a série.

  Pessoalmente eu torço para que Candy Flurry e Yozakura Family sejam canceladas porque acho as duas séries fracas. Mas a questão do cancelamento de Magu-chan é questão de tempo apenas. Se não for cancelada nessa leva infelizmente será cancelada na próxima rodada ou na próxima. Yozakura Family já tem 10 volumes e deve ganhar um animê logo, se não ganhar um animê deve ser cancelada porque não tem vendas significativas e ocupa o espaço de séries que poderiam ser populares e venderem bem. 

  Aliás, tivemos um one-shot de Bleach na revista. Aparentemente a série vai voltar com um novo arco em breve. Será Bleach 2 ou uma continuação direta? Em breve saberemos.
  Parece que o desempenho das novas séries está tão ruim que os editores estão apelando para ressuscitar séries antigas que já terminaram. Honestamente, a Jump+ está tendo mais sucesso com suas novas séries do que a Shounen Jump impressa.

Nenhum comentário: