quinta-feira, 16 de julho de 2009

[RESENHA] Colégio Feminino Bijinzaka

Shiritsu! Bijinzaka Joshi Kouko é o nome original da série Colégio Feminino Bijinzaka que foi publicada entre 2003 e 2004 na Betsucomi (Shogakukan). A protagonista da trama se chama En Nonomiya, é uma garota que não leva desaforos pra casa. Ela cresceu cercada de amigos homens e nunca teve facilidade em lídar com outras mulheres. As resenhas dos sites que falam sobre Bijinzaka diz que a En é uma garota masculinizada, eu discordo. Ela é uma garota que sabe se defender e não leva desaforo pra casa, mas não abandona de modo algum suas loose socks (as meias folgadas que as colegias japonesas usam) e é um bocado vaidosa.

Por conta do seu temperamento indócil En Nonomiya é expulsa de sua antiga escola como um exemplo para os outros alunos. A solução foi En ir estudar em uma escola só para garotas chamada Bijinzaka Joshi Kouko, ou em português, Colégio Feminino Bijinzaka.
No novo colégio En já encontra dificuldade de adaptação no primeiro dia, ninguém quer falar com ela, só uma garota muito mosca morta a trata bem. O pior de tudo é que há um Comitê de moral na escola e esse Comitê tem o apoio da direção da escola para usar qualquer método para tornar suas alunas damas, entre esses métodos está o Bullying.

O Colégio Bijinzaka outrora foi um colégio para filhas de famílias nobres aprenderem a se tornar damas, mas apesar de não ter mais ninguém da nobreza no colégio ele ainda insiste em castrar a individualidade das alunas obrigando-as a se tornarem damas à força.
Logo de cara En bate de frente com o Comitê por se recusar a aposentar as loose socks e arruma briga como Esquadrão Maya, um grupo de Gals pau-mandadas do Comitê que podem fazer o que quiserem desde que atuem como capangas do Cômite. En sofre nas mãos delas por um bom tempo. Mas En é mulher-guerreira e não se deixa dobrar por essas dificuldades e jura que irá mudar o Colégio.
Ao mesmo tempo En conhece um rapaz(Chihiro) na floresta próxima à sua escola, ele estuda no Colégio Jouyama que fica próximo ao Colégio Bijinzaka e de cara a En não vai muito com a cara dela, mas ele a faz sentir coisas que ela não imaginava até então.


Somado a isso a falta de Kyohei, seu melhor amigo, temos a fórmula para um casal de protagonistas. Mas será que a En vai ficar com o Kyohei que ela conhece desde pirralha ou com o Chihiro que faz seu coração disparar? Será que a En vai dobrar o Cômite de Moral ou se juntar a ele? Será que a En vai acabar com o Esquadrão Maya? Se quiser saber de tudo isso é só ler o mangá, é um mangá curtinho em três edições, a arte não é lá muito bonita mas o mangá é muito divertido, se enquadra em comédia romântica.


Infelizmente não encontrei nenhuma informação adicional já que a autora nunca foi publicada nos USA e também não há scans dá série completa em inglês, só tem até a metade do volume 2 no Mangafox (apesar da série ter sido lançada em Português, Francês, Alemão Italiano e Espanhol).

4 comentários:

LINK#6065 disse...

Esse mangá teve um "q" que não sei explicar ao certo mas que me chamou muita atenção e realmente gostei do desenrolar da série.
Shoujo recomendado!! ;D

Kuroi disse...

Esse q deve ser a sensualidade, os mangás da Mayumi Yokoyama têm um misto de sensualidade e humor muito bacana.
xD Tenho vergonha dessa "resenha", aliás, isso nem pode ser chamado assim. É uma das coisas que precisa ser urgentemente atualizada. nesse blog

LINK#6065 disse...

SIm...deve mesmo, porque acho que é uma série que merece no "mínimo" um pouquinho mais de reespeito!
XD

Kuroi disse...

O problema é pegar pra reler a série quando eu tenho tanta coisa pra ler e resenhar (tipo Karekano que de tão ruim estou empacado no volume 6 há um mês).

O que mais me incomoda em relação aos mangás da Mayumi Yokoyama são as pessoas que não sabem lídar com a própria sexualidade que vem críticar, é tipo: Black Bird é bacana pq a protagonista é indecisa e não quer fazersexo, Mayumi Yokoyama é ruim pq as protagonistas são bonitas, têm auto-estima elevada e gostam de sexo, lidam com sexo de uma forma natural. Claroq ue há exceções, mas no geral eu gosto bastante dos mangás dela.