sábado, 29 de outubro de 2011

[Resenha] Deadman Wonderland


Dados Técnicos

  Deadman Wonderland é a segunda série em mangá da dupla Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou (uma curiosidade, Jinsei Kataoka é uma mulher), eles são responsáveis também por Eureka SeveN (em parceria com o Estúdio Bones) que foi lançado pela Panini em Março de 2010 e já está completo com 6 volumes. Deadman Wonderland no começo do ano ganhou uma (péssima) série animada em 12 episódios pelo estúdio Manglobe e  recentemente teve um OAD lançado pelo mesmo estúdio. A série em mangá é publicada mensalmente desde 2007 nas páginas da antologia Shounen Ace (casa de Blood +, Blood C, Eureka SeveN, Bem-vindo à N.H.K., Sora no Otoshimono, MPD - Psycho entre outras séries lançadas no Brasil) da Kadokawa Shoten. A série possui atualmente 11 volumes lançados no Japão e continua em atividade.

Resumo

  Deadman Wonderland se passa no ano de 2023 e gira em torno de um garoto de 14 anos chamado Ganta Igarashi que era um estudante comum até repentinamente aparecer um homem de roupa vermelha no meio da aula e começar a matar todos os colegas na sua frente e implantar uma espécie de cristal vermelho dentro do seu peito (ramo do pecado), a próxima coisa que ele vai saber ao acordar dentro de um hospital é que ele é acusado pela chacina na escola.
  Ganta é condenado à morte com provas forjadas (inclusive um vídeo) e vai parar na Deadman Wonderland (com liberdade poética poderia ser traduzido como "País das Maravilhas do Defunto"), a primeira cadeia privatizada do Japão que também funciona como um Parque de Diversões macabro. Para sobreviver na Deadman Wonderland os condenados precisam trabalhar nas atrações do parque de diversões para ganhar Cast Points, a moeda local que eles trocam por comida, roupas, mobília, privilégios, redução na pena e principalmente o Candy, que na verdade é um antídoto para os condenados à pena de morte.
  Na Deadman Wonderland a pena de morte funciona de forma diferente das outras instituições penais, ao invés dos métodos comuns (forca, tiro, injeção letal etc.) os presos usam uma coleira eletrônica que injeta periodicamente doses de veneno na corrente sanguínea, se o detento passar 3 dias sem comer o Candy (antídoto) ele é morto pelo veneno.
  Ganta se vê sozinho nesse cenário macabro tendo que participar das atrações mortais do Parque depois de um julgamento totalmente injusto, mas seus problemas são ainda piores, pois o diretor da prisão quer forjar um acidente para matá-lo, entretanto o ramo do pecado desperta seus poderes e ele consegue escapar dessa situação de vida e morte. Com a descoberta das habilidades do ramo do pecado Ganta vai conhecer a verdadeira Deadman Wonderland que se esconde debaixo da fachada de Parque de Diversões para sádicos.


Impressões

  Já começo dizendo que Deadman Wonderland é um dos meus mangás favoritos e estava torcendo há muito tempo para ele vir pro Brasil (bem antes do anúncio de Eureka SeveN), se você assistiu aquela droga de anime peço para esquecer tudo que viu daquela porcaria, a arte do mangá é infinitamente superior, as cenas do mangá são trabalhadas de forma muito melhor, não há as censuras ridículas do anime, são obras bem diferentes apesar do anime acompanhar o mangá até o volume 5.
  É um mangá sobre um garoto que é preso por ser diferente (no caso possuir o ramo do pecado implantado) e é usado para pesquisas médicas e diversão de sádicos ricos que começa covarde, mas vai reunindo coragem para tentar fugir e mudar aquela situação com os amigos que consegue fazer naquele inferno.
  Não é um mangá pretensioso sobre psicologia, não é um mangá para se gabar na sua rodinha de amigos, é um thriller de cadeia com poderes especiais e muitas cenas de ação, um ótimo shounen honesto que não tenta ser mais do que realmente é e consegue divertir o leitor naquilo a que se propõe.

Acabamento (edição e adaptação)

  O acabamento da Panini ficou bom, o formato adotado (13 x 18) é o meu favorito, a arte do mangá é ótima e está muito bem editado, as onomatopeias originais foram mantidas e a adaptação está bacana, o que estava em inglês no original foi mantido em inglês, há um glossário no final explicando. Não há páginas coloridas e o papel é o pisabritte de sempre, também tem um leve efeito moiré em algumas páginas. Infelizmente as páginas coloridas do mangá original não foram mantidas, mas a ilustração colorida da segunda capa foi colocada na parte de dentro da capa do mangá e uma das páginas coloridas (uma dupla) do mangá também está impressa na parte de dentro da segunda capa.

Considerações finais

  Fico feliz pela Panini colocar sempre o resumo da história nas segundas capas de todos os mangás, é sempre bom saber o que se está levando pra casa caso não se conheça a obra, como o mangá vem lacrado (para alívio dos consumidores da Fase2) não tem como folhear o mangá na própria banca para saber o que se está levando, mas é bom porque protege daquelas pessoas que leem o seu mangá na banca e deixam o mangá todo arregaçado, também protege da falta de cuidado dos jornaleiros (eu quase morro do coração vendo os jornaleiros e o "carinho" com que eles tratam os mangás) e da viagem da distribuidora. Não tenho nenhum motivo para reclamar de Deadman Wonderland (além da falta das páginas coloridas originais), e olha que eu sou fã xiita da obra.

Ficha Técnica do Mangá:

Título: Deadman Wonderland
Autora: Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou
Formato: 13 x 18, 220 páginas
Duração:  11 volumes, continua
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$9,90
Demográfico: Shounen
Gênero: Ação, Luta, Comédia, Drama

13 comentários:

Unknown disse...

Deadman Wonderland foi uma ótima surpresa. Depois de alguns lançamentos que não me interessaram nem um pouco, li DW e me surpreendi. O traço é ótimo e as cenas na prisão foram muito divertidas, principalmente naquela disputa do meio~final do volume. Um dos melhores mangás publicados no ano, uma pena não terem publicado com as páginas coloridas. Parabéns pela resenha, Kuroi.

(Sei que é chato, mas é necessário:)
P.S.: DW >>>>>>>>>>> ES

Valdessom disse...

Fiquei muito feliz ao saber que Deadman seria publicado no Brasil (ainda mais pela Panini). Não estou nos atuais, mas infelizmente não aguentei e dei uma olhada em alguns spoilers. O rumo que a história toma é incrível! Se tudo que eu li for bem executado, DW pode se tornar algo magnífico.

(Mas ainda assim, não chegará aos pés de Mirai Nikki)

Kuroi disse...

Valeu pelo comentário, Lucas Malafaia, é consenso que Deadman Wonderland é muito melhor que Eureka SeveN. xD Se você gostou do 1 pode ter certeza que vai gostar mais ainda do 2, o volume 1 é só uma apresentação, o verdadeiro Deadman Wonderland ainda não foi apresentado.

Valdessom, eu amo DW, gosto é gosto, se você curte mais Mirai Nikki ok, mas pelo anime de Mirai Nikki que eu estou tentando acompanhar ainda prefiro o DW. xD

Felipe Oriente disse...

AMIGAO... Voce já tem alguma noticia sobre o Lançamento do ONE PIECE pela panine ??? e o Relançamento de Dragon Ball ???

Atenciosamente,

Felipe Oriente

Unknown disse...

O anime de Mirai Nikki nem se compara com a perfeição do mangá, Kuroi. Eu gosto de DW, mas conceitualmente, Mirai é superior.

Você falou que nas encadernações de DW, tinham páginas coloridas, mas pelo que sei elas são exclusivas da antologia (ou não?).

E gostei do "novo" formato que você utilizou aqui, ficou bem bacana e a leitura bem dinâmica, assim como o texto.

Wesley Prado disse...

Cara, você realmente conseguiu instigar minha curiosidade sobre esse mangá. Meu único impedimento para comprá-lo é o fato de estar em andamento no Japão. Se concluído - e a Panini não perder os direitos - será uma compra certa.

Kuroi disse...

Roberta, em Deadman Wonderland as páginas coloridas saíram no tankoubon sim. Ah, valeu, o novo formato eu copiei descaradamente de outros blogueiros, inclusive você. Tudo para tornar as "Monografias" que eu escrevo menos enfadonhas.

Monstro disse...

Eu gostei do anime, talvez porque eu ainda não conhecia o mangá.
E esse primeiro volume do mangá foi bem legal, dá pra ver mesmo que é superior ao anime.

Chuck disse...

DW atualmente é um dos mangás que mais curto atualmente quando vi que a Panini ia o trazer foi impossível conter o sorriso em minha face.

Já que Mirai Nikki foi citado nos comentários, para mim ele é ótimo também. Se fosse vc Kuroi tentaria dar uma chance ao seu mangá pois seu anime(apesar de ainda tá no início) não faz jus a sua obra original. Esse é um dos títulos que mais torço para que ele venha a ser publicado no futuro pela Panini

O JOVEM EMPREENDEDOR! disse...

Boa resenha, Kuroi, mas me fez querer comprar o mangá mas, quando vou tentqar comprar nas lojas virtuais não acho em lugar nenhum!

Alguém disse...

Kuroi,sabe se a Panini vai lançar alguma coisa até dezembro?Tem umas especulações aí de OP e Kuroshitsuji...

Kuroi disse...

Vai ter anúncio de títulos novos, provavelmente ainda essa semana (se a Panini não continuar atrasando), era para terem anunciado na segunda. Atrasos... a gente vê por aqui. xD

Satanás e.e disse...

Eu ADORO Deadman Wonderland.Quero comprá-lo assim que possível!!!