segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bienal do livro 2011 - Reflexões, Alegrias, Decepções e Dicas para quem vai.


  Como o pessoal aqui deve saber eu fui à Bienal tentar levar o resultado da enquete para a Catharine Paulossi (analista de marketing dos mangás da Panini), em 18/05 ela veio conversar comigo (por telefone) por causa de uma resenha minha para o JBOX e passamos a ter contato. Desde então posto algumas novidades que eles me passam (checklists, algumas divulgações) e mando as perguntas que fazem aqui no blog e no Orkut (sou dono da comunidade do Orkut) por e-mail para eles e torço para que me respondam, o pessoal que trabalha na Panini é muito atarefado, MUITO MESMO e não é sempre que eles têm tempo para me responder.

  O problema é que só me mandaram um e-mail avisando que a pessoa que ia conversar comigo não estaria lá na sexta-feira de tarde (e eu mandei e-mails tentando confirmar o encontro três vezes duas semanas antes), depois de pegar o ônibus para ir para o Rio (eu sou do litoral do estado), eu não tinha como acessar internet por lá e no sábado (dia "combinado") perguntei pela Catharine nos 3 stands da Panini (um em cada pavilhão do evento), só fui saber que ela não tinha ido ao evento no terceiro stand quando consegui contato com uma pessoa da Panini mesmo (quase todo o pessoal que estava trabalhando lá era de contratados). Então o jeito é enviar o resultado por e-mail mesmo, o que é uma pena. Confesso que achei que teria um contato pessoal e poderia conversar sobre o resultado da enquete e sobre a própria editora, algumas atitudes e políticas que deveriam ser mudadas (além de uma entrevista, coisa que eu e o JBOX queremos há muito tempo).

  Na Bienal tive algumas alegrias, ver a capa brasileira de Arata Kangatari (O Mito de Arata) estampada na parede do stand, diversas novidades para comprar, conhecer alguns amigos de internet, aprender a pronunciar corretamente o nome de alguns mangás (xD) que a Karen (tradutora de vários mangás) da Panini me ensinou.

  Fica aqui algumas dicas para quem vai à Bienal:

  • Não compre no Stand da Panini, comprar no stand da Comix sai bem mais barato (até os lançamentos têm 20% de desconto).
  • No Stand da Comix tem vários mangás que ainda não chegaram no Stand da Panini.
  • No Stand da Panini só vi séries em andamento, poucas séries concluídas estavam lá e muitos números faltosos, o Stand da Comix estava bem mais completo.
  • Para quem tiver saco de pesquisar olhe nos Stands pequenos que vendem todo tipo de encalhes, há vários mangás com bons preços por lá, vi Naruto e Dragon Ball Deluxe em promoção.
  • Não compre nada antes de pesquisar muito, a diferença de preço entre Stands compensa o esforço.
  Agora só me resta agradecer a quem participou da enquete e encaminhar o relatório por e-mail para as editoras (sempre foi minha intenção enviar para todas elas).

P.s. Agora a linha de mangás da Panini tem um perfil oficial no Twitter, sigam o: @PaniniMangas.

10 comentários:

valkiriapura33 disse...

Cara sei que muitos devem fazer pedidos por aqui mas que tal se puderes citar o mangá de Pandora Hearts para vir a ser publicado aqui no BR?( é vai sonhando otaku...mas quem sabe um dia?XD.

Vc faz pulbicações no Jbox?Legal sobre o que especificamente?

Marcus Vinicius disse...

Fui à Bienal hoje.

No Stand da Comix comprei:
Bleach 41 e 42. (Completo até então ^^)
Basilisk 2 (Não tinha o 1.)
Gantz 1, 2, 5 e 6. (Começando a colecionar.)

No Stand da Panini comprei:
Gantz 3 e 4.
(Não tinha Basilisk 1 também =/ )


Quanto a Bleach, não tenho muito o que falar. A Panini segue com o bom padrão dos outros volumes.

Quantos aos mangás "novos" (Novos pra mim)...

Gantz:
É antigo (de 2007), mas não é atoa que a Panini é a Panini. Já li um pouco e está muito bom. *-*
Sem contar a capa continua (frente e verso) que é muito linda. (Fico imaginando como seria Lost Canvas lançado pela Panini... aiai... Maldita JBC.)

Basilisk:
Bem, não li. Só quando tiver o volume 1 (que pelo visto só vou comprar em Dezembro, no Anime Family).
Mas, dando uma olhada rápida no mangá tenho uma coisa a dizer:
FODARALHO! Parabéns Panini.


Voltando à Bienal, se pá, talvez eu volte lá Domingo pra conseguir um autógrafo/dedicatória do Eduardo Spohr. \\//_

David disse...

Queria muito ter ido na bienal.nunca fui!Uma pena vc não ter se encontrado com a mulher, Kuroi.Seria muito melhor conversar pessoalmente com ela.mas ter contato com alguém dentro da Panini já é incrível.Arata Kangatari foi o único lançamento de mangá da Panini para esse ano?
Com certeza antes do fim do ano eles vão anunciar mais coisas.

Kuroi disse...

Valkíria, eu escrevo resenhas, já fiz umas 10 resenhas pra lá. Antigamente eu fazia comentários do ranking de vendas da Oricon e do The New York Time,s mas é um saco comentar toda semana, consome tempo demais.

Sobre Pandora Hearts, como ficou na lista da enquete eu vou comentar, é claro.

David, pode estar certo que vem mais cosias sim, vem mais seinen e mais shounens de peso, só não sei se sai ainda esse ano, mas creio que sim já que Bleach e Naruto estão praticamente encostando no Japão e D.Gray-Man terá que paralisar daqui a três ou quatro edições.

Snoopy Gallery disse...

One é essa stand comix?
tem o site dela ai?
pq nao conheço
ate pq so compro mangas pela net
ou pelo jornaleiro (pq moro em cidade pequena de goiás)

yorgutsai disse...

Kuroi vc poderia citar Junjou Romântica pra vir pro Brasil tb? (Se até one piece ta dificil de ser lançado um yaoi vai ser mais dificil ainda, mas ainda sonho com junjou no brasil *---*)
Junjou ta em 11º mas merece ser citado, pra mim e o melhor yaoi *-*
ganha ate de loveless e gravitation juntos

Kuroi disse...

Snoopy Gallery, o stand da Comix é o stand que a loja de quadrinhos Comix montou durante a Bienal do livro, ela tem uma loja virtual (mas recomendo a Liga HQ pq nela o frete é grátis). O endereço dessas lojas pode ser visto na barra do lado direito do blog bem no final.

Yorgutsai, vou comentar sobre todos os títulos que entraram na lista, mas não sou louco de recomendar lançarem Junjou Romantica. Tem volumes demais, se a Panini for se arriscar a lançar um yaoi recomendaria começar com obras mais curtas para conquistar o público aos poucos e depois de haver um público consolidado começar a lançar obras mais longas, senão aconteceria o mesmo que aconteceu com a JBC que lançou Gravitation e não teve o retorno esperado e com isso não veio nenhum outro yaoi por ela.

David disse...

Já tem algum mangá que já etá certo para esse ano Kuroi?
Eu acho legal sempre ler os comentários do pessoal aqui do site pra pegar umas dicas de mangá.
Fico feliz que venham mais mangás, principalmente seinen, que atualmente é oque tem mais me interessado. mas por mim vinha não apenas seinen e sim mais opçoes para agradar vários gostos.

Kuroi disse...

Que eu saiba tem três shounens negociação, um shoujo que deve sair em breve e um seinen que está com tudo certo pra sair, mas não se sabe quando sairá.

David disse...

Legal, espero que saia todos eles, principalmente o seinen.
E quem sabe ano que vem veremos nas bancas algum mangá aqui da nossa humilde votação.