quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Kil-Dong cancelado, Lodoss War - A Dama de Pharis nem tão cancelado assim


Pois é, na Seção de Cartas de Otomen #06 a minha amiga Luanna Tucci Zilinski perguntou sobre a situação dos mangás da editora, a resposta foi que Trinity Blood e Black Lagoon alcançaram a edição japonesa e por isto estão paralisados. Isso não é bem verdade, Black Lagoon já está na edição 09 lá fora e Trinity Blood está na edição 12, eu entendo que não vale mesmo a pena fazer um contrato por causa de apenas uma edição nova, mas poderiam ter dito que estão esperando acumular uma quantidade razoável de volumes novos antes de trazer mais volumes. Afirmaram também que Gantz e Fullmetal Panic! Sigma também estão nessa situação, isso também não é real, no Japão já foi lançada a edição 28 de Gantz e em dentro de alguns meses teremos a edição 29, já Fullmetal Panic! Sigma conta com 13 edições no Japão e está paralisada na edição 9 (exatamente a mesma situação de Homunculus), a Panini poderia sim fazer uma forcinha para lançar mais edições. Falaram também que Otomen está com previsão para o lançamento de 7 edições e depois disso teremos que esperar pelo "lançamento de novas edições", ora essa, no Japão já tem 10 edições.
No último parágrafo a Elza ainda nos conta que Kil-Dong não teve um bom desempenho e foi definitivamente descontinuado, já para Lodoss War - A Dama de Pharis ainda há esperanças, teremos que aguardar 2011 para mais notícias.

  A conclusão é a seguinte: A Panini se queima mais uma vez com os seus leitores. Que história é essa de cancelar um título que falta apenas uma edição para a conclusão? Lodoss War - A Dama de Pharis também falta apenas uma edição para ser concluido e publicar o final do título é uma atitude lógica e de respeioto para com os leitores. Nós sabemos que a Panini é uma gigante multinacional e não irá a falência por publicar o fim de Kil-Dong (1 edição para o final), Lodoss War - A Dama de Pharis (1 edição para o final) ou Seton (que foi concluido com quatro edições, ou seja, faltam três edições).

  Nas outras cartas a Elza comenta que os títulos mais violentos são os que mais vendem, é uma felicidade saber que Guin Saga, MPD Psycho, Gantz ou Highschool of the Dead não serão cancelados. É triste saber por outra carta que Homunculus e Otomen estão longe de ser os títulos mais vendidos.

7 comentários:

Ariela disse...

Ainda bem que Highschool Of The Dead não corre o risco de ser cancelado... Uffa!

Fiquei triste de saber que Otomen não é lá grande coisa nas vendas, mas espero que não cancelem ele (yn).

Na minha opnião, os shoujos da Panini que mais devem vender são Vampire Knight e Black Bird :)

Muita falta de respeito da Panini deixar os fãs de Kil-Dong , Lodoss War - A Dama de Pharis na mão.
Poxa, só faltava uma edição...

Espero que não aconteça nada parecido assim com os mangás que eu coleciono da Editora.

E essa história de Otomen paralisar no 7 não colou, não.
Medo de eles cancelarem :(

Kuroi disse...

Olha, eu creio que os mangás mais vendidos da Panini são VK e Ouran, Karekano deve ter ido muito bem também.

Sobre Otomen ngm falou cancelamento, só disseram que não é o mangá mais vendido, mas mesmo assim dá um pouco de medo, até pq já tem mais 3 edições para serem lançadas.

Acho q vc não entendeu, o negócio é q Lodoss War - A Dama de Pharis ainda tem chances de ser concluido, isso é ótimo, mas não deveria ser só Lodoss War - Dama de Pharis, mas todos os mangás que faltam pouco.

Acho q o grande problema atual da Panini é: A editora não lança pq não compram e os leitores não compram pq a editora não conclui os mangás. Seton é um ótimo mangá, muito bom mesmo, talvez um dos melhores títulos do catálogo da Panini, valeria a pena concluir o título principalmente por causa da qualidade, poder dizer q tem um título tão forte lançado e completo não é pra qq editora. BTW vendas de mangás de luxo deveriam ser feitas nas livrarias e essas coisas levam tempo para se ter resposta.

LINK#6065 disse...

Pra mim essa foi uma boa notícia...sou fã de carteirinha da série Lodoss desde que joguei os games da série . . .
Havia ficado muito tempo sem comprar mangás até a Panini (até então nova nesse ramo) publicar a primeira série de Lodoss War...
Quando eu peguei a 1 edição da Dama de Pharis na mão (eles já haviam prometido a 6 meses o lançamento) e li que em dois meses teriamos o final da série eu até fiquei emocionado...Até então já estou esperando a belos 20 meses pelo lançamento...fuuuuuuuuuuuu
Espero realmente que a Panini tenha um pouco de consideração com os fãs, não só de Lodoss mas de todos os outros mangás interrompidos...

Rkun18 disse...

Não coleciono Kil-Dong, mas todo cancelamento me leva a desconfiar mais ainda das editoras....(sim, isso é o trauma que a Conrad me deixou)
Quanto a Lodoss War - A Dama de Pharis, tomara que saia o próximo e último volume... apesar de ser caro, é um dos melhores mangás da série!
Enfim, não entendo muito de políticas empresarias, mas acho que produzir uma tiragem um pouco menor para agradar aos fãs que colecionam um certo título de não muito sucesso leva a consequências menos prejudiciais do que cancelar e ficar com má-fama.....

Kuroi disse...

Bom, o negócio é o seguinte, a Panini é uma empresa, então ela precisa ter lucro, todo mundo sabe que ela é a empresa que mais se arrisca lançando títulos menos populares (não conto a Newpop ou a On-Line pq ambas estão começando e não lançariam um Naruto da vida pq as grandes editoras não se importam com elas, não conto a Conrad tbm pq ela já está queimada com as editoras japas). Daí quando você lança um título desconhecido há a possibilidade dele não vender tudo aquilo que a empresa esperava e dar prejuízo. Cancelamentos são normais e até saudáveis, ninguém vai publicar 15 volumes de uma série que não vende, mas a Panini é uma gigante, tem em seu catálogo os títulos mais vendidos do país no momento (Naruto, Bleach e Vampire Knight, sem dúvida), a Panini poderia sim concluir ao menos Kil-Dong, Lodoss War - A Dama de Pharis e Seton, os dois primeiros falta apena a edição final para serem concluidos, já Seton faltam só 3 edições. Eden e Peach Girl faltam muitissimas edições e Shin-chan precisaria de quase 100 edições então a gente não aceita, mas engole, é a realidade empresarial, mas lançar 5 edições não vão levar a Panini à falência nem seria um prejuízo tão amargo assim.

Sobre reduzir tiragens é realmente uma opção, mas nem sempre compensa, a empresa precisa fazer o molde do mangá, pagar a impressão, os tradutores e a equipe. O problema da Panini é a falta d epropaganda, quem sabe se a Panini não fizesse uma parceria com os Escoteiros do Brasil para vender os encalhes por um preço mais baixo não seria uma solução? Acho que seria interesse dos escoteiros do Brasil poder ter a biografia de um dos seus fundadores em mangá. O problema da Panini é a falta de diálogo com o seu público consumidor, falta de marketing.

Mila Generato disse...

aiai!! eu sou uma das pessoas que vai ficar sem o final de Kil-Dong e provavelmente sem o A Dama de Pharis 2...

e eu nao aprendo e continuo comprando manga antes da publicação aqui ter terminado, e realmente o que custa publicar só mais 1 de cada? só falta 1 mesmo...

Veríssimo Gibran disse...

Galera, o volume II de Lodoss War a Dama de Pharis saiu!! Saiu esta semana!!
Acabei de comprar o meu no site da Panini!! Aproveitem!

Preço R$ 15,90 + frete!

XD