sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mangás da Panini no ranking da Oricon de 17-23 de Maio

O ranking da Oricon contabiliza todos os mangás que são vendidos no Japão, com esse ranking nós conseguimos saber os trinta mangás que mais venderam na terra do sol nascente. No meio destes 30 mangás mais vendidos da semana alguns são títulos licenciados pela editora Panini, vamos a eles:

2º - Fairy Tail #21 - Hiro Mashima - 296.707 - total de 297.450 - Kodansha
3º - Kekkaishi #29 - Yellow Tanabe - 179.353 - Shogakukan
6º - Gantz #28 - Hiroya Oku - 141.902 - Shueisha
25º - Hoshi wa Utau #08 - Natsuki Takaya - 54.042 - Hakusensha
28º - Fairy Tail + - Hiro Mashima - 50.080 - Kodansha

 Primeiro, qual o motivo para eu ter colocado Fairy Tail no meio dessa lista se todo mundo está careca de saber que foi licenciado pela JBC? Simples, eu AMO esse título e quero comentar sobre ele, coloquei aqui por puro capricho.

Fairy Tail - Esse mangá apresenta vendas crescentes. Cada dia que passa a série vende mais e mais. Quando a edição 20 estreiou no ranking da Oricon conseguiu a primeira colocação, mas Fairy Tail #20 vendeu 263.106 em sua primeira semana. Comparando com Fairy Tail #21 foram 34.344 de diferença, ou seja esse novo volume conseguiu vender uns 13% a mais que o volume anterior em sua estreia. Se formos comparar, o Fairy Tail #19 vendeu 163.453 em sua estreia. Isso significa que o mangá está em crescimento e o anime está ajudando muito na divulgação do mangá tornando Fairy Tail o título mais vendido da Shonen Magazine que já passou Negima! em termos de venda. Vanmos torcer pelo sucesso da obra.

Kekkaishi - Esse mangá é uma das grandes apostas da Panini para este ano de 2010, junto com Elfen Lied e Ichigo 100%-100% Morango vem ocupar o lugar de Bleach que está prestes a alcançar a edição japonesa. Vamos torcer para que o fandom de Bleach caia de amores pelo mangá, o mangá é muito bom, competente e tem de tudo para dar certo aqui.

Gantz - E assim Gantz chega à sua 28º edição, o mangá atualmente se encontra encostado com a edição japonesa. Aqui no Brasil e última edição lançada em bancas foi a 25, lá no Japão saiu a 28 agora. A Panini está prestes a lançar a edição 26 e quando a gente menos esperar ela aparecerá nas bancas já que está programada para o checklist de Maio. Vamos torcer. O mangá já entrou em sua fase final o que pode levar tanto tempo quanto o tio Hirota Oku quiser, já que as batalhas em Gantz só terminam quando ele tem vontade, só espero que ele respeite o esquema de cores nas capas.

Hoshi wa Utau: Estrelas Cantam - E a Panini roubou uma autora da JBC... O chato é que será mais um mangá incompleto aparecendo nas bancas brasileiras, com 8 volumes se sair em periodicidade bimestral é capaz de alcançarmos o Japão antes de ter 10 volumes nas bancas e acabar acontecendo o mesmo que aconteceu com Vampire Knight, aquela novela chata do pessoal que não entende o motivo de não poder sair um volume bimestralmente. Brasileiro acha que mangaká é mágico e conseguiria fazer milagres só porquê eles estão ansiosos com o que vai acontecer, não é por aí. Antes que venham comparar com shonen que sai 4~5 vezes por ano temos que lembrar que shoujos (em sua maioria) são muito, muuuito melhor trabalhados que qualquer shonen, a quantidade de detalhes e retículas em um mangá shoujo não pode nem ser comparada, ou alguém tem algum argumento válido para comparar o traço de Naruto com o de Vampire Knight (particularmente acho ambos péssimos, mas reconheço que o traço d eVampire Knight é muito trabalhado)?

 Agora vamos esclarecer o assunto, por que motivo a Panini publicaria Hoshi wa Utau? É o seguinte, está rolando um boato no orkut em que diz que a Panini andou distribuindo folhetos para as lojas especializadas que contém os novos lançamentos da editora algumas pessoas viram esse tal folheto e foram na comunidade da Panini comentar, entre os prováveis lançamentos anunciados nós podemos citar:

-  Spicy Pink - Mangá da autora Wataru Yoshizumi que a Panini já publicou Marmalade Boy, Ultramaniac e promete o yomikiri PxP para este mês de maio.

- Brave 10 - Mangá de 6 volumes em andamento da Comic Flapper (a Panini tomou gosto por lançar coisas em andamento que podem paralisar a qualquer momento).

- Rockin' Heaven - Mangá de Mayu Sakai, tem 8 volumes e por um milagre está completo. Foi publicado na revista Ribon em 2006. Para quem não sabe a revista Ribon é a casa de Aishiteruze Baby, Marmalade BoyUltramaniac que já foram publicados pela Panini, se for realmente um boato tem muito fundamento.

 Todos esses títulos podem vir a ser publicados pela Panini, não vejo nenhuma razão para que seja uma mentira, só a Natsuki Takaya pela Panini não me parece muito provável, mas a Panini já fisgou o Eiji Otsuka (MPD - Psycho) da Conrad, a JBC já pegou a Ai Yazawa da Conrad, então não acredito que seja impossível (na verdade até torço para que a Panini roube a Clamp da JBC xD).
 Sendo esta notícia real ou não com certeza seriam bons mangás para aparecer no mercado brasileiro, se foi umboato fabricado a pessoa escolheu muito bem os títulos para brincar com a gente. No fim, das contas se o tal anúncio é verdadeiro ou mentira só o tempo nos dirá (e se for mentira a pessoa que inventou o boato vai ganhar um belo ban da comunidade da Panini - xD).

Nenhum comentário: