segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Hiro Mashima desenhando o Natsu na Comic Con


Não tem nada a ver com a Panini, mas como eu sou um fã de carteirinha estou postando aqui porque meu espírito de fã me pediu para postar xD.

Essa é uma entrevista que o Hiro Mashima-sensei concedeu à Publishers Weekly em 05 de Agosto de 2008.

PW Comics Week: O que você está achando da Comic-Con?

Hiro Mashima: Aqui tem um monte de energia, e ardor vindo dos fãs. Eu consigo sentir.

PWCW: Você faz aparições no Japão também?

HM:
Ainda não. Não para Fairy Tail.

PWCW: Para você, na sua opinião, o que torna uma história boa?

HM: É algo que qualquer um consiga curtir, não importa qual o grupo etário você pertença, de crianças a adolescentes. Eu tento atender a tudo isso inclusive as minhas expectativas.

PWCW:
Em Rave e Fairy Tail, você tem dois protagonistas, ambos garotos, ambos não tem pai. Além disso, em duas aventuras em Fairy Tail há como pano de fundo salvar uma relação entre pai e filho. Qual a importância de se retratar esse tipo de relacionamento?

HM: Em parte é da minha experiência pessoal. Eu perdi meu pai quando era novo. De certo modo é difícil imaginar como é um pai. Nas minhas historias, ao invés de introduzir a figura paterna logo de cara, eu o introduzo mais tarde e expando o conceito a partir daí. Eu mantenho a figura paterna como se fosse uma figura misteriosa e o introduzo de pouquinho em pouquinho depois.

PWCW: Suas personagens femininas em Fairy Tail são doces e sexy, as vezes até ranzinzas, mas também são espertas, fortes e muito capazes. Normalmente, as personagens femininas em shonen manga são doces ou sexy, mas raramente exibem o tipo de foco e determinação que suas personagens femininas possuem. Você tem uma preferência por personagens femininas mais sérias?

HM: Eu sinto que na Sociedade Japonesa as mulheres estão começando a ter mais e mais poder, e sinto que estão passando a acreditar mais em si mesmas. Eu acho que pode ser bem atraente para os meus fãs que eu tenha uma personagem assim. Eu acredito que isso torna a personagem mais atraente.

PWCW: Alguma mulher da sua família possui essas características?

HM: Todos os personagens, não apenas as personagens femininas, todos possuem características de gente que eu conheço na vida real.

PWCW: Você está trabalhando em Fairy Tail, você está trabalhando na Kodansha em uma nova revista, você ainda é juíz em uma competição. Agora que você é um mangaka profissional, o manga ainda é divertido?

HM: É claro, é por essa razão que eu vivo. É a minha paixão. E além de criar, eu sinto que que procurar novos talentos é meu dever como artista.

PWCW: Quando você começou a pensar em seguir a carreira de mangaká como carreira?

HM: Desde que eu consigo me lembrar [Mashima na época da entrevista tinha 31 anos.] Quando eu era pequeno, eu já achava que queria fazer isso pro resto da minha vida. Meu avô costumava encontrar mangás nos arredores das montanhas [que tinham sido jogados fora] aonde nós viviamos. Dia após dia, ele encontrava alguma coisa e trazia para casa. Eu encontraria a inspiração para desenhar nestes mangás.

PWCW: Seus pais se preocupavam ou tentaram te desencorajar?

HM: Sempre me apoiaram. Eu perdi meu pai quando ainda era criança. Meu pai também era um artista e queria se tornar um artista profissional, mas ele faleceu antes de realizar seu sonho. Eu quero tornar esse sonho realidade em nome dele.

PWCW: Há uma boa dose de pastelão, humor ácido e comédia "física" em Fairy Tail. Quais são as suas inspirações para humor? Você já assistiu desenhos americanos?

HM: O humor vem de vários aspectos da minha vida. Eu trabalho na mesma sala que meu assistentes, e eles brincam sobre certas coisas [que me dão ideias]. E também encontro inspiração para o trabalho na minha vida diária.

PWCW: Você costuma escutar música enquanto trabalha? De que tipo?

HM: Eu curto rock’n’roll, mas eu e meus assistantes fazemos turnos, então nós temos que chegar a um consenso geral. Eu amo Green Day. Eu estou escutando eles agora, mas eu sempre curti eles.

PWCW: Quais artistas--musicos, mangakas, escritores, Filmes/Diretores--têm te inspirado no seu trabalho?

HM: Akira Toriyama. J.R.R. Tolkien.

PWCW: Você parece se dar muito bem com seus assistantes. Você mesmo os escolhe ou eles foram encaminhados até você?

HM: Eu não os conhecia antes — alguns chegaram porque eram meus fãs[fãs do meu trabalho], ou então se candidataram [para o trabalho de assistante], ou foram recomendados por amigos. Mas a palavra final é minha. Eu decido com quem quero trabalhar. Para meus assistantes, eu procuro por gente que queira realmente construir uma carreira com os mangas. Eu não quero contratar alguém que só queira ser pago. Eu quero alguém que sonhe em se tornar um mangaka. Se não for uma pessoa desse jeito, eles não vão durar.

PWCW: O seu time de assistantes em Fairy Tail é o mesmo que trabalhou com você em Rave Master?

HM: Alguns se tornaram artistas profissionais no meio do caminho. Há apenas uma pessoa da época de Rave que continua. A maioria se tornou mangaká profissinal.

PWCW: Você ficou triste ao vê-los partir?

HM: Eu me senti 50% triste, e nos outros 50%, eu fiquei realmente feliz por eles.

PWCW: Você tem algum hobby? O que você faz com seu tempo livre?

HM: Sim, é claro. Eu acho importante ter tempo para mim para que eu possa encontrar inspiração para o meu trabalho. Isso também é parte da minha carreira como profissional. Eu amo jogar videogames e tocar violão, e eu gosto de desenhar e fazer esboços.

PWCW: Você pratica algum esporte?

HM: Não. [Mostrando a mão] Essa é a minha vida. Eu sou muito cuidadoso. De qualquer forma eu não sou muito bom em esportes.

PWCW: Eu falei com alguns quadrinistas estadunidenses, e eles falaram da sua preocupação com o corpo por desenhar tanto.

HM: Quando eu comecei, Eu tinha um problema na região carpal em que eu não podia usar meu pulso. Mas já fazem 10 anos, então agora eu já me acostumei. Talvez eu tenha encontrado uma maneira natural de não machucar essa região.

PWCW: Você já sentiu como se sua mão ou seu braço tivesse prazo de validade?

HM: [sorri] Nem um pouco.

Um comentário:

Anônimo disse...

cara amo fairy tail esse cara HM é um dos meus mangakas favoritos te adoro MASHIMA!!!!!!!!!!!!!!