quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ranking da Oricon (2~8 de Agosto)


1º - One Piece #59 - Eiichiro Oda - 1.852.541 - Shueisha
2º - Naruto #52 - Masashi Kishimoto - 846.206 - Shuesiha
3º - Bleach #46 - Tite Kubo - 548.912 - Shueisha
4º - Reborn! #30 - Akira Amano - 330.180 - Shueisha
11º - Bleach Official Character Book 2 Masked - Tite Kubo - 86.454 - Shueisha
21º - One Piece #58 - Eiichiro Oda - 30.498 - 2.312.304 - Shueisha
30º - Black Bird #11 - Kanoko Sakurakouji - 23.553 - total de 104.714 - Shogakukan

Semana épica, não há outra palavra para descrever a vendagem de One Piece #59, falta pouco menos de 150.000 para vender dois milhões de exemplares. Esse volume saiu da gráfica com tiragem de 3.3 milhões de exemplares, a maior tiragem dos quadrinhos de todos os tempos. A força foi tão grande que ainda puxou o volume anterior para a 21ª colocação. O que me espanta são as tiragens absurdas, faz cerca de três meses que o volume 58 foi lançado no Japão com uma tiragem de 3.2 milhões de exemplares, isso significa que quase 900.000 exemplares do mangá ainda não foram vendidos. Quanto tempo será que vai levar para isso acontecer? Eu posso não ser especialista, mas sei que armazenar quase 900.000 exemplares ocupa muito espaço e custa caro, vale mesmo a pena fazer essas tiragens gigantescas? Eu sei que One Piece não é um título da Panini, mas não é segredo para ninguém que as grandes editoras de mangá do país estão brigando pelos bons titulos da Conrad, EVA já tem dono, quem será que vai levar One Piece? Vale a pena levar One Piece? Só o tempo dirá.

Naruto vem na segunda colocação, as vendagens aumentaram em 220.000 exemplares em relação ao volume anterior, ou a popularidade de Naruto continua a crescer, ou as pessoas resolveram comprar mais cedo desta vez.

Bleach conseguiu aumentar as vendas em quase 80.000 em relação ao volume anterior, sinal de que parar de enrolar com a história e ir direto ao ponto deu resultado para o Tite Kubo, de qualquer forma as vendas ainda estão bem distantes do auge do mangá. Bleach conseguiu colocar o character book em 11º lugar, sinal de que as coisas vão muito bem, obrigado.

Reborn! mangá que tanto se suspeita de que seja a próxima grande aposta da Panini vem na 4ª posição e o crescimento em vendas é vertiginoso, subiu de 269.000 para 330.000 em comparação ao volume anterior, isso é mais do que 20% de crescimento. Reborn! tem apresentado um crescimento espantoso no Japão, muita gente reclama da fase atual, muita gente gosta (eu), a verdade é que todos os mangás da Jump aumentaram as vendagens nessa semana, seja lá qual foi a tática da Shueisha ela funcionou, só espero que as vendas continuem boas e não caiam drasticamente semana que vem.

Fechando a lista aparece Black Bird, o mangá é um sucesso nos USA e ao que parece aqui no Brasil também, mas no Japão o mangá que estava na 7ª posição semana passada despencou para a 30ª colocação, a colocação pode não ter sido boa, mas em comparaçãoao desempenho do volume anterior o mangá cresceu muito. Talvez esta fosse a hora para criar um anime para alavancar ainda mais a popularidade da série no Japão (e com isso alavancar as vendas no resto do mundo também). Vale lembrar que o mangá já foi premiado com o 54º Shogakukan Awards na categoria shoujo.

Essa foi uma semana de vendas extremamente fortes, com toda a certeza a semana mais forte do mês, a lista foi dominada pelos mangás da Shueisha, da Shonen Jump para ser mais exato, nos 10 títulos mais vendidos 8 eram da Shonen Jump (e há mais títulos espalhados), poucas editoras se aventuram a lançar mangás novos durante a semana de estreia dos mangás da Jump, nós vemos algumas estreias, mas a lista é dominada pelos títulos mais fortes que estavam nela semana passada junto com os títulos arrasa-quarteirões da Jump. Eu nunca tinah visto os três maiores sucessos da Jump serem lançados de uma vez, é uma visão espantosa, os 8 primeiros títulos da lista venderam mais de 100.000 exemplares, em uma semana normal, o habitual é que só o TOP3 consiga atingir essa marca. Mesmo com toda essa força no começo da lista, o fim dela é fraco e Black Bird vendeu só 23.553 exemplares, sinal de que as vendas estão totalmente centradas no topo da lista. Essa foi uma semana histórica, vai levar um bom tempo para nós vermos uma semana com tantos arrasa-quarteirões um do lado do outro.

Um comentário:

LINK#6065 disse...

Bem o post resume tudo. . .em época de lançamento de mangá da Jump a editora domina mesmo!!!
Espantado com o número de vendas de OP (não é atoa que ultrapassou meu favorito Dragon Ball . . . ~.~)
Apesar de achar Naruto um saco, o pessoal gosta. . .Bleach melhorando bem...esse é bem melhor que o 2º e tal mas fazer o que. . .