quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ranking da Oricon - 2~8 de Novembro




Novidades da Shueisha!! Eis que ela apareceu para rechear o ranking com seus ótimos mangás, vamos à lista:

1 - Naruto #48 - Masashi Kishimoto -781.619 - Shueisha
2 - Gintama #31 - Hideachi Sorachi - 264.895 - Shueisha
3 - Bakuman #05 - Takeshi Obata e Tsugumi Ohba - 218.751 - Shueisha
4 - Claymore #17 - Norihiro Yagi - 146.022 - Shueisha
5 - Steel Ball Run #19 - Hirohiko Araki - 128.814 - Shueisha
6 - To-Love-ru -Trouble 316- Kentaro Yabuki e Saki Hasemi -102.242 - Shueisha
7 - Beelzebub #03 - Ryuuhei Tamura - 87.761 - Shueisha
8 - Liar Game #10 - Shinobu Kaitani - 85.014 - Shueisha
9 - Kiss yori mo Haiaku #06 - Meca Tanaka - 84.448 - Hakusensha
10 - Boku ga Ita (We were there)#13 - Yuuki Obata - 81.627 - total de 312.586 - Shogakukan
11 - Sket Dance #10 - Kenta Shinohara - 78.146 - Shueisha
12 - Saint Young Men/ Sei Onii-san - Hikaru Nakamura -72.376 - Total de 632.672 - Kodansha
13 - Kuroko no Basket #04 - Tadatoshi Fujimaki - 67.147 - Shueisha
14 - Kochikame #167 - Osamu AKimoto - 61.974 - Shueisha
15 - Yu-Gi-Oh GX #06 - Kazuki Takahashi e Naoyuki Kageyama - 59.735 - Shueisha
16 - Psyren #08 - Toshiaki Iwashiro - 53.986 - Shueisha
17 - Bartender #15 - Kenji Nagamoto e Araki Joh -47.287 - Shueisha
18 - Sayuki Reload #10 - Kazuya Minekura - 40.513 - 114.605 - Ichijinsha
19 - New Say Hello to Black Jack #07 - Shuho Sato - 40.028 - total de 75.951 - Shogakukan
25 - Shin Tennis no Ouji-sama/New Prince of Tennis - Character Book #01 - Takeshi Konomi - 29.133 - Shueisha
29 - Ao no Exorcist #02 - Kazue Katou - 26.089 - Shueisha


Pois é, hoje eu transcrevi quase toda a lista para cá. A culpa é da própria por estar muito boa.
Logo de cara temos Naruto na primeira posição, as vendagens estão excelentes e é bem possível que Naruto atinja 1 milhão em 3 semanas, isso não é para qualquer um. A culpa é dos atuais capítulos e do aniversário de 10 anos da série. Naruto entrou em uma boa fase que não se via faz muito tempo, com isso os fãs voltam a comprar em peso.

Na segunda posição temos Gintama que ainda é inédito no Brasil (espero que por pouco tempo), Gintama está ascendendo cada vez mais na revista. Em relação ao volume anterior ele apresentou um crescimento de 60.000 em vendas na primeira semana. É claro que isso pode ser fruto da campanha intensa da Jump em cima do título, este mês Gintama ganhou páginas coloridas em quase todas as semanas para divulgar o lançamento do filme de animação nos cinemas e isso está se refletindo nas vendas de modo geral, ponto para a Jump. Promoção em cima de um bom material costuma dar resultados.

Na terceira posição Bakuman, em seu 5º volume as vendas diminuiram cerca de 10% em relação ao seu volume anterior. Pode ser flutuação do público que vai acabar comprando mais tarde ou não. Bakuman entrou em uma fase negativa na revista mas parece já ter superado isso, eu particularmente acho bem interessante tudo o que aconteceu. De qualquer forma é uma vendagem muitíssimo boa para um mangá que não tem nem anime ou "Drama CD." Claro que o nome dos autores que criaram death Note empurram as vendas.

Na quarta posição temos o incrível, maravilhoso, tenso, supreendente e muitos outros adjetivos positivos Claymore. As vendagens cresceram 50.000 em relação ao volume anterior. Issopara um mangá que vendia 95.000 na primeira semana passar a vender 146.000 no mesmo período significa um crescimento de 50%. A culpa é da nova saga de lutas (ou de luta pela sobrevivência - depende de como você encarar) que está excelente, tomara que Claymore se encaminhe para um novo anime e volte a ser o carro-chefe da Jump Square.

Em quinto temos Steel Ball Run que é uma continuação de Jojo's Bizarre Adventure. Parece que o autor vai levar o resto da vida escrevendo essa série que é uma das maiores da história, só ficando atrás de nomes como Kochikame e Golgo 13. Em sexto o infeliz To-Love-Ru - Trouble (em katakana o título pode ser lido tanto como To-Love-ru quanto como Trouble, daí a adaptação), To-Love-Ru simplesmente destruiu as comédias eróticas da Jump. Por causa dele essas séries não são mais rankeadas então ninguém se importa se é uma droga, como era o único ecchi da Jump acabava vendendo mesmo sendo um lixo. Bons tempos o que um ecchi precisava ser bom e agradar seu público e fazê-lo votar, hoje em dia eles têm a desculpa que os votadores têm vergonha de votar, com isso o gênero que nunca foi dos melhores decai cada vez mais. Incrível pensar que foi a Jump que publicou Ichigo 100%, DNA², Video Girl Ai, Hatsuki Ltda. entre outros que apesar de serem ecchis marcaram seu tempo.

Em 7º lugar está meu amado Beelzebub (ou Beelzebaby se vcs preferirem) em sua terceira edição. As vendas continaum crescendo e se no ranking anterior ele vendia 60.000 na primeira semana com este volume ele está alcançando 87.761 (quase 90.000), a Jump está fazendo um grande trabalho de divulgação e não é a toa, o título demonstra crescimento constante e tem potencial para se tornar um dos principais mangás da casa.

Em 8º lugar temos Liar Game, uma espécie de Death Note para adultos (o traço e a temática são bem semelhantes), o mangá ganhou uma série em Live-Action e não tecerei mais comentários antes de ler um pouco. Parece ser um dos carros-chefes da publicação para adultos Young Jump.

Com esses 8 mangás a Shueisha simplesmente tomou o ranking da Oricon de assalto relegando as posições mais baixas para as outras editoras, mas é claro que não para por aí e ainda temos alguns outros mangás da poderosa Shueisha espalhados pelo top30.

Em 9º e 10º lugar temos shoujos para quebrar a hegemônia shonen/seinen da Shueisha que tomou o ranking.

Em 11º Temos Sket Dance com vendas estabilizadas. Minhas esperanças são de que o volume com o "Drama CD" seja listado separadamente e esse resultado seja apenas do tankohon sozinho. É muito desconcertante imaginar que apesar de toda a promoção e do anúncio do "Drama CD" que é uma sondagem para possível animação Sket Dance ainda perca para o novato Beelzebub. Sket Dance é daquelas séries que cada dia está em uma posição diferente dentro da revista, um dia no meio das outras séries outra no fundão, raramente indo ao topo. É daquelas séries que só sobrevivem porque ainda há séries mais fracas prontas para serem sacrificadas em seu lugar (e também porquê é bem diferente do resto do conteúdo da revista).

Em 12º aparece o todo-poderoso Saint Young Men (Sei Onii-san), mangá sucesso no arquipélago japonês mas que ninguém que não more lá vá entender o sentido das piadas. É o pesadelo de qualquer adaptador. As vendagens continuam crescendo quase que exponencialmente e chegou a quase 650.000 exemplares sendo que a série mesmo em 4 semanas no top30 jamais havia conseguido chegar perto de 600.000 antes de se despedir. Acredito que semana que vema série ainda tenha fôlego para aparecer na lista e marcar presença com uns 650.000 no total antes de dar adeus ao top30.

Em 13º temos o super-hyper-hypado Kuroko no Baske, a série mesmo com todo o estardalhaço, páginas coloridas e todas as estratégias possíveis não consegue decolar. Apesar de uma recente subida no ranking da Shonen Jump é bem provável que se trate de pura estratégia comercial para alavancar a última série de esportes restante na grade da revista. Eu tenho a mesma opinião sobre os mangás de esporte que tenho sobre os mangás ecchi. Se fosse bom não precisaria de toda a proteção e promoção que vem tendo. Está mais que na hora de arrumarem outra série para tomar o lugar.

Em 14º temos uma instituição, Kochikame, mangá que jamais veremos no Brasil (será que estou falando demais?), são 167 volumes até hoje. Esse policial do barulho jamais vai acabar, é um patrimônio da Jump e a série só acaba quando o autor morrer. Interessante notar que apesar de não sofrer influência de ranking a série sempre se posiciona bem nas votações. Desde 1976 o policial monocelha faz história nas páginas do maior almanaque de quadrinhos do mundo.

Em 15º um título da franquia Yu-Gi-Oh, Yu-Gi-Oh GX é publicado na V-Jump (revista mensal) e apesar de ser de autoria de outro autor é feito sob orientação do "criador" dos duelos de monstros. Até que a série vende bem para uma franquia. Pelo menos faz melhor do que Lost Canvas no Japão (que se duvidar vende mais no Brasil do que lá).

Em 16º temos Psyren com suas vendagens sempre fracas. Apesar da vendagem morna o crescimento é constante e a cada nova edição a série parece vender mais exemplares. Talvez chegue o dia em que a série ganhará a sua versão animada e com isso alavancará de vez as vendas e sairá do time de apoio da Jump. Quem sabe se a série resistir por mais tempo não ganhará um "Drama CD" e talvez uma animação? Nunca se sabe, eu pessoalmente não gostei do traço nem do jeito do mangaká narrar a história.

Em 17º temos uma folga dos shonen mas não da Shueisha, Bartender é um seinen da Super Jump, trata sobre um Barman que é um mestre no preparo de coquetéis e ajuda seus clientes que lhe contam seus problemas pessoais. Parece ser interessante.

Em 18º Sayuki Reload, um shoujo mangá da franquia Sayuki (shonen) que é um dos poucos sobreviventes da semana passada. Volume final dessa série. Uma série que poderia aparecer no Brasil (a série origianl e se tiver o devido sucesso a franquia).

Em 19º temos Say Hello to Black Jack #07, também em sua segunda semana na lista, é um remake de Blakc Jack do Osamu Tezuka, médico que opera na ilegalidade e faz cirurgias que ninguém mais se arrisca a fazer às claras.

Pulando agora alguns outros mangás, não desimportantes mas sem nada de especial para mencionar temos o Character Book da nova série do autor de "The Prince of Tennis", o "The new Prince of Tennis," que é publicado na Square Jump. Essas coisas que me fazem divagar se não seria melhor simplesmente não ter cancelado a série original, muito triste ver um autor fazendo sempre mais do mesmo.

E para fechar os comentários sobre as séries de hoje temos na 28ª posição o meu amado e querido "Ao no Exorcist," a premissa do mangá não é nem um pouco original. Filho de Satã quer vingar a morte do seu pai adotivo que era padre, quem o matou? Seu pai biológico, o demônio. Para isso ele vai para uma escola de exorcistas aprender a derrotar demônios e lá ele cria grandes amigos enquanto tem diversas aventuras na escola. Pode parecer uma versão satanista de Harry Potter mas o mangá é mesmo muito bom. É despretensioso, sabe que é clichê e apesar de não ser nenhum Tezuka explorando os clichês ele é muito divertido e a arte é deliciosa de se olhar, a cada monstrinho novo que aparece a trama se aprofunda um pouco mas nunca de forma pretensiosa, ele é simpático e fala ao leitor. Mal posso esperar para ver a versão animada. Eu fico felzi de ver essa série na Square porque sei que ela não vai ser cancelada repentinamente. Espero poder ler vários tankohons (de preferência em português) da série e algum dia assistir á animação.

Agora no tocante à Panini:

Temos Naruto em primeiro lugar com uma ótima vendagem e Claymore em 4º lugar mostarndo que ainda tem potencial para crescer. Fico feliz de ver as duas séries bem apesar de admitidamente preferir que as vendagens fossem inversas xD. Claymore é talvez a melhor aquisição da Panini este ano, digo isso em termos de qualidade do material, não de vendas. Claymore é aquele mangá empolgante e que te marca, sempre que vc lembra dele vai obrigatoriamente menciona-lo com carinho.

Desculpem a verborragia - dúvido que alguém leia isso tudo mesmo xD.
A fonte como sempre é a tradução do Anime News Network da lista do Oricon

Um comentário:

Pedro disse...

Eu nao li tudo nao!

Mas li uma boa parte! haha