Chegou o momento de refletir sobre o ano 2011 para a Panini, já é dia 29 de dezembro e dificilmente haverá algum anúncio ou lançamento de mangás até o dia 31.
Lançamentos
Os lançamentos desse ano em comparação aos outros anos foram fracos, é preciso admitir que esse ano a Panini não lançou nenhum "arrasa-quarteirões" na área dos shounen (que a gente sabe que é o que importa na verdade). Tivemos 17 lançamentos esse ano, só perdendo para o ano de 2010 (com 19 lançamentos) e empatando com 2008 e 2007 no número de séries novas.
Os lançamentos shounen desse ano foram: Bem-vindo à N.H.K., Dorothea, Air Gear, Deadman Wonderland, O Mito de Arata, Sora no Otoshimono e Karin.
Os lançamentos seinen foram: The voices of a distant star, Astral Project, Basilisk e Blood Lad.
Os lançamentos shoujo foram: Contos de amor para você, Kimi ni Todoke, Maid-sama!, Darker than Black e Zone-00.
O único josei lançado esse ano foi o 07-Ghost, que aliás, é muito controverso se realmente é josei ou shoujo.
Sem sombra de dúvidas o maior lançamento do ano foi Kimi ni Todoke, e apesar de Kimi ni Todoke ser um arrasa-quarteirões e o maior shoujo da atualidade há algo de errado quando o maior lançamento do ano é um shoujo. Eu considero como os grandes lançamentos do ano, mangás de primeira linha: Kimi ni Todoke, Air Gear, Deadman Wonderland, Maid-sama! e talvez Basilisk. Com primeira linha eu quero dizer que são mangás realmente populares no Japão e pela internet, são títulos com nome.
No segundo escalão eu colocaria: The voices of a distant star, Bem-vindo à N.H.K., Sora no Otoshimono, Karin, Darker than Black e 07-Ghost.
E na terceira classe, o que eu chamaria de "mangá tapa-buraco", que eu considero que são títulos que só vieram por obrigações contratuais ou pra ocupar o espaço de algum outro título enquanto não chegava coisa melhor foram: Contos de amor para você, Astral Project, Dorothea, O Mito de Arata, Zone-00 e Blood Lad.
Só para constar, eu não estou falando de qualidade, ou elogiando meus favoritos (meus favoritos do ano seriam: Kimi ni Todoke, Deadman Wonderland, Basilisk, The voices of a distant star, Bem-vindo à N.H.K., Astral Project, Dorothea e O Mito de Arata), são títulos que eu vejo como populares, por terem tido anime ou dorama no Japão, por venderem bem, por serem comentados na internet, populares nos sites de scanlation, por venderem bem nos EUA, serem de grandes editoras japonesas, tudo isso eu levo em consideração ao tentar adivinhar (não tem outro nome) o que é ou não um "Título de peso".
Páginas Coloridas
Nesse ano de 2011 a Panini consolidou as páginas coloridas. O primeiro foi Sugar Sugar Rune que em 2010 ganhou as primeiras páginas coloridas ainda em papel pisa brite, mas em 2011 Air Gear e Basilisk ganharam páginas coloridas em papel especial (o mesmo usado nos pôsteres). A Panini já lançava pôsteres coloridos em mangás como Naruto, D.Gray-Man e Gantz, mas dessa vez as páginas coloridas se tornaram uma certeza (sempre que houver no original japonês) em alguns mangás. Inclusive já vazou a informação de que em Air Gear #08 haverá 8 páginas coloridas.
Parceria com a Panini
Desde meados de maio eu consegui um contato real com a Panini e desde então eles vêm nos enviando releases, checklists, notícias rápidas e tirando algumas dúvidas. A Panini percebeu que deveria estreitar o contato com o consumidor e revelar mais informações.
Promoções
Para estreitar ainda mais o contato com os leitores a Panini vem fazendo promoções regularmente através do Twitter: http://twitter.com/paninimangas e do Facebook: http://www.facebook.com/PaniniMangas.
Encerramentos
Esse ano muitas séries acabaram: Sugar Sugar Rune, Tokyo Mew Mew, Rockin' Heaven, Astral Project, Darker than Black, Elfen Lied, Eureka SeveN, Honey & Clover. Lodoss War - A Dama de Pharis que veio com o objetivo de mostrar aos leitores que a Panini não pretende cancelar mais nenhum mangá e The voices of a distant star que é uma obra de volume único (não há o que ser encerrado, é um one-shot). Foram 10 séries acabando e 17 começando, um "lucro" de 7 séries.
Séries Retomadas
Várias séries que alcançaram a edição japonesa e foram retomadas tendo novos volumes lançados em 2011 foram: Gantz, Vampire Knight, Homunculus, Colégio Ouran Host Club, Trinity Blood, Berserk e Highschool of the Dead. Todas essas séries já estão esperando por novos volumes.
Séries Paradas
Não são séries canceladas, são séries que estão esperando nova remessa de volumes e não foram lançadas nesse ano de 2011:
- Fullmetal Panic Sigma - Está parado desde março de 2010 no volume #09, no Japão está no volume #16.
- MPD - Psycho - Está parado no Brasil desde Maio de 2010 no volume 13, no Japão está no volume #16.
- Otomen - Parado desde Fevereiro de 2011 no volume #07, no Japão está no volume #13.
Segundo o que a Panini nos divulgou duas vezes, essas séries devem ser retomadas em 2012.
Séries Oficialmente Canceladas
- Éden, (seinen), cancelado 2 vezes.
- Kil Dong, (manhwa)cancelado no 6º volume de 8.
- Peach Girl (shoujo), cancelado 2 vezes.
- Seton (seinen), cancelado no primeiro volume de 4.
- Shin-Chan (seinen), cancelado no volume 12.
Segundo o que a Panini me informou não há nenhuma possibilidade das séries Éden e Peach Girl serem retomadas. Eu também não creio em um retorno de Shin-chan, é uma série muito longa e episódica (como a revistinha da mônica, os eventos de um volume não afetam os outros). Já Seton faltam apenas 3 volumes e Kil Dong - Crônicas de um Guerreiro faltam 2 volumes. Eu acredito que a Panini poderia tentar fazer como fez com o Lodoss War - A Dama de pharis e lançar os volumes finais, talvez apostando em uma periodicidade semestral pra diminuir o prejuízo. Seria uma forma de demonstrar a boa vontade e que eles não pretendem cancelar mais nada. Já vieram comentar aqui no meu blog que mandaram e-mail para a Panini perguntando sobre Seton e que ela havia dito que estava estudando a possibilidade de um retorno, eu acredito que talvez esse seja o momento ideal. Seton é um título excelente (qualquer um que comprar só vai se arrepender de tê-lo comprado por não haver mais volumes para ler, é um excelente mangá) e um relançamento direcionado para as livrarias ao invés das bancas normais e com bastante barulho poderia trazer ao título "vendas dignas". Eu repito: Deem uma chance, o título dificilmente vai decepcionar alguém.
Séries em reta final
Faltando um volume para a conclusão:
Basilisk
Bem-vindo à N.H.K.
Brave 10
Colégio Ouran Host Club
Dorothea
Guin Saga
Homunculus
Faltando quatro volumes
Gentlemen's Alliance Cross
Faltando cinco volumes
As Estrelas Cantam
Séries Encostadas com o Japão
Séries empatadas com o Japão
Séries com diferença de um volume
- Black Lagoon 9 volumes lançados no Japão (série em hiatus), 9 volumes lançados no Brasil.
Séries com diferença de um volume
- Colégio Ouran Host Club 18 volumes lançados no Japão (série fechada), 17 volumes lançados no Brasil;
- Guin Saga 6 volumes lançados no Japão (série fechada), 5 volumes lançados no Brasil;
- Highschool of the Dead 7 volumes lançados no Japão (série em andamento), 6 volumes lançados no Brasil;
- Homunculus 15 volumes lançados no Japão (série fechada), 14 volumes lançados no Brasil;
- Trinity Blood 14 volumes lançados no Japão (série em andamento), 13 volumes lançados no Brasil.
Séries com diferença de três volumes
- Blood Lad 4 volumes lançados no Japão (série em reta final), 1 volume lançado no Brasil;
- D.Gray-Man 22 volumes lançados no Japão (série em andamento), 19 volumes lançados no Brasil;
- Gantz 32 volumes lançados no Japão (série em reta final), 29 volumes lançados no Brasil;
- MPD - Psycho 16 volumes lançados no Japão (série em andamento), 13 volumes lançados no Brasil;
- Vampire Knight 15 volumes lançados no Japão (série em andamento), 12 volumes lançados no Brasil.
Séries com diferença de quatro volumes
- Claymore 21 volumes lançados no Japão (série em andamento), 17 volumes lançados no Brasil;
- Black Bird 14 volumes lançados no Japão (série em reta final), 10 volumes lançados no Brasil;
- Gentlemen's Alliance Cross 11 volumes (série fechada), 7 volumes lançados no Brasil.
Futuros Lançamentos
No final desse ano a Panini nos passou um release com seus futuros lançamentos:
- One Piece (64 volumes, em andamento no Japão);
- Dragon Ball (42 volumes, concluído no Japão);
- Monster (18 volumes, concluído no japão);
- 20th Century Boys (22 volumes, concluído no Japão);
- Kuroshitsuji/Black Butler (13 volumes, em andamento no Japão);
- Mad Love Chase (5 volumes, concluído no Japão).
A maioria desses títulos já tinham sido "vazados" antes, dizem por aí que as "fontes" são pessoas de outras editoras, licenciadores de anime etc. As mesmas pessoas alimentam o boato de que Sailor Moon e Beelzebub vêm pela Panini em breve, se o boato é verdade ou não só o tempo dirá.
Resumo
2011 foi um bom ano para a Panini, mas não foi um ano de grandes lançamentos (como o próximo promete ser), foi um ano em que a Panini trabalhou com seus títulos de peso como Naruto, Bleach, D.Gray-Man, Claymore entre outros que agora estão próximos das edições japonesas e precisam ser substituídos por novos hits (provavelmente essa é a razão de tantos grandes títulos serem lançados no ano de 2012), não foram muitos os mangás que acabaram, mas são muitos os que estão em reta final ou próximos de colar com o Japão.
Os shoujos foram o destaque de 2011, nunca houve tantos deles nas bancas. Em novembro metade dos lançamentos do mês eram shoujos, infelizmente muitos deles acabaram e não foram substituídos ainda. Espero que ano que vem voltem logo com Ouran, Vampire Knight e Otomen para depois lançar novos títulos.
A Panini lançou alguns títulos desconhecidos nesse ano e como na maioria das vezes acertou na seleção de títulos. Mesmo os mangás desconhecidos são ótimos. Dorothea e Astral Project em especial foram ótimas surpresas. A aposta em shounens diferentes como O Mito de Arata (Shounen Sunday) e Bem-vindo á N.H.K. foram gratas surpresas. Seria muito bom ver Bem-vindo à N.H.K. sendo substituído por um Genshiken.
Nesse ano começou a parceria da Panini com este blog, tivemos muitas notícias sendo divulgadas como Checklists, mudanças de periodicidade, retomadas de títulos entre outras coisas. Tivemos também a enquete dos títulos que vocês comprariam e confesso que realmente não sei até onde a enquete foi realmente efetiva, mas espero que tenha ajudado One Piece e outros títulos a virem pro Brasil.
A Panini começou a usar as redes sociais a seu favor e fez o que nenhuma outra editora de mangás tinha feito até então: Sorteou vários mangás entre seus seguidores e acabou servindo de exemplo para outras editoras.
No final do ano depois de muito suspense para confiar os boatos a Panini finalmente cede e revela em um release à Imprensa seus novos seis títulos: One Piece, Dragon Ball, Monster, 20th Century Boys, Kuroshitsuji/Black Butler e Mad Love Chase. Nesse dia a Panini conseguiu entrar nos Trending Topics do Twitter e ficou em primeiro lugar com One Piece durante alguns bons minutos (talvez por mais de vinte minutos) e com o próprio nome da editora que chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter por breves momentos (uns dois ou três minutos).
Agora a grande expectativa é com o lançamento de One Piece no ano que vem em uma periodicidade inédita, a editora irá lançar simultaneamente a série desde o seu começo em periodicidade mensal e em periodicidade bimestral de onde a editora Conrad parou (o equivalente a volume 36). Quando o mangá mensal alcançar o volume 36 ele será redistribuído em bancas (ou talvez tenha uma nova tiragem, dependendo das vendas).
Em suma, 2011 foi um ano cheio de inovações, e espero que 2012 seja um ano ainda melhor com novidades ainda maiores para os leitores.
Um Feliz ano do Dragão para vocês.