quarta-feira, 29 de junho de 2011

[Notas] Sobre títulos parados


 Devido à enorme quantidade de gente perguntando nos posts sobre determinados títulos, se eles estavam paralisados, cancelados ou qualquer outra coisa mandei um e-mail para a Panini e obtive resposta. Os títulos: 100% Morango, As Estrelas Cantam, Colégio Ouran Host Club, Full Metal Panic Sigma, MPD Psycho e Otomen estão oficialmente à espera da renovação de contrato para o lançamento de novas edições.

terça-feira, 28 de junho de 2011

[Nas Bancas] Lançamentos 28/06 a 01/07

  Essa semana tivemos o lançamento de dois mangás: 100% Morango #12 e Berserk #68, além dos mangás a Revista Vertigo #19 chegou às bancas recentemente também. Os mangás Basilisk #01 e Kimi ni Todoke #02 que já deveriam estar nas bancas há mais tempo finalmente estão disponíveis nas bancas depois de longa espera por parte dos consumidores. Os mangás já estavam em algumas bancas há mais tempo, mas eram apenas bancas na Liberdade ou Lojas Especializadas.







[Edição] Na quinta-feira apareceu nas bancas virtuais sem aviso algum o terceiro volume de Astral Project, como alguns mangás lançados nas comic shops levam semanas para aparecer nas bancas de jornal (Kimi ni Todoke #02) prefiro não dizer que já deve estar disponível, mas aviso para vocês ficarem de olho.


Nessa sexta-feira mais alguns mangás foram disponibilizados para vendas na Comix: Bleach #41, Claymore #14, Kekkaishi #12, Naruto #49, Naruto Pocket #13 e Tokyo Mew Mew.






[Resenha] Kekkaishi


  Kekkaishi é o mangá de estreia de Yellow Tanabe. Kekkaishi foi publicado nas páginas da Shounen Sunday e foi concluído com 35 volumes no total, é um mangá shounen de batalha. Kekkaishi ganhou o prêmio Shogakukan de melhor shounen em 2007, teve também um anime que cobriu apenas 13 de seus 35 volumes. Um fato interessante sobre a Yellow tanabe é que ela foi assistente de Makoto Raiku (Zatch Bell) e Mitsuru Adachi.

  Kekkaishi é um shounen clássico, sem nada de diferente dos outros shounens publicados hoje em dia, talvez exceto pelo carisma de seus personagens. Kekkaishi é um mangá muito humano, é fácil se identificar e até se irritar com o mangá por causa disso (demora muito para que a ação de verdade comece e isso irrita muita gente).

  Yoshimori Sumimura é o 22º sucessor do clã Sumimura, isso significa que ele é um kekkaishi (mestre de barreira), ou seja. ele possui poderes paranormais para criar e explodir barreiras mágicas e assim destruir ayakashis e youkais, consequentemente eles conseguem ver espíritos e até mesmo usar shikigamis (servos "mágicos" criados escrevendo encantamentos em um papel) para realizar tarefas simples. Mas é lógico que a família Sumimura possui uma missão (já dizia o Tio Ben: Grandes poderes, grandes responsabilidades), eles devem proteger Karasumori uma região de grande poder sobrenatural da invasão das ayakashis e youkais que infestam a região em busca de poder. Quando um youkai fica durante um tempo no solo de Karasumori suas feridas se regeneram e se passar mais tempo eles ganham força e podem até mesmo evoluir em criaturas mais perigosas.
  Segundo a lenda muitos séculos atrás havia uma família de lordes de grandes poderes místicos chamada Karasumori nessa região, eles eram constantemente atacados pelos youkais por causa de seus poderes místicos então um dia um famoso kekkaishi exterminador de youkais foi chamado, era Tokimori Hazama e ele protegeu o castelo de Karasumori e seus habitantes até o dia em que caiu doente, ele ficou de cama por três e quando pode se levantar no quarto dia soube que o castelo foi tomado pelas ayakashis e todos os seus habitantes exterminados, mas ainda assim o poder dos Karasumori continuou no local e como Tokimori Hazama não deixou descendentes seus discípulos herdaram sua função de proteger o local, só que a família Sumimura não é a única que protege o local, há também a família Yukimura que são seus vizinhos e maiores rivais.
  Yoshimori não quer ser um kekkaishi, na verdade ele sonha mesmo em se tornar um patissier (confeiteiro) e adora criar castelos feitos de bolo, mas o seu avô é contra já que ele é o próximo sucessor natural do legado já família já que ele possui um houin (espécie de sinal de nascença em forma de um quadrado que no mangá marca o kekkaishi sucessor), mas Yoshimori é relaxado e apesar de possuir um grande poder não possui força de vontade de aprender a usá-lo corretamente, bem diferente de Tokine Yukimura(engraçado que somando Tokine + Yoshimori temos Tokimori, pelo visto não é só no Brasil que os pais criam nomes a partir de outro), a herdeira da família Yukimura, ela é muito habilidosa e consciente de sua missão, mas não tem muito poder em compensação.
  Então nesse ambiente de briga de vizinhos temos dois kekkaishis que deveriam ser rivais, mas que apesar de tudo são amigos de infância e cooperam em prol da proteção de Karasumori. Durante o primeiro capítulo Yoshimori na época com 9 anos e Tokine com 11 enfrentam uma ayakashi de nível inferior, mas devido ao descuido de Yoshimori Tokine recebe um grave ferimento, Yoshimori então jura para si mesmo que vai treinar duro para que ninguém mais seja ferido por uma ayakashi por sua falta de interesse e dedicação.


  Preciso comentar que fico feliz de estar escrevendo essa resenha hoje, quando o mangá já tem 11 volumes lançados. Confesso que assim que comecei a colecionar essa série eu pensava: Se eu tiver que dropar uma coleção vai ser Kekkaishi. Mas o mangá cresce aos poucos, no começo as aventuras são fraquinhas, os youkais que tentam invadir Karasumori nos primeiros volumes são fracos e aleatórios e para um shounen de batalha não é legal, afinal o que se busca ao ler um shounen porradeiro é muita ação e adrenalina, certo?
  Mas o diferencial aqui é que Kekkaishi tem uma base sólida, somos apresentados aos personagens, aos seus poderes, ao mundo secreto dos paranormais do Japão nos primeiros volumes apenas para ver essas coisas desmoronando. O Alexandre Lancaster do Maximum Cosmo uma vez me disse em um comentário no blog dele que os mangás da Shounen Sunday têm essa característica de entrarem na sua casa e virarem como membros da sua família, que os personagens ali são como as pessoas que a gente conhece de verdade. Ele não poderia estar mais certo. Quando a Yellow Tanabe mata um personagem importante no volume 10 todo mundo que eu conheço e lê Kekkaishi ficou chocado com aquilo, todo mundo se perguntava: - Mas fulano morreu mesmo? É sério isso? As pessoas se sentiram como se um conhecido seu tivesse morrido, pois o mangá cria esse laço com o leitor sem que ele perceba. E isso me fez admirar mais a série, o departamento editorial e a autora tiveram coragem de matar um personagem importante e que poderia muito bem ser aproveitado até o final da série(e não, isso não é uma indireta pro Tite Kubo, é uma direta mesmo! Que guerra é essa que nenhum "bonzinho" morre?).

  Eu gostei da tradução do mangá, está clara, bem adaptada, sem nenhuma gíria horrorosa, mas ainda assim bastante coloquial. Algumas pessoas reclamam dos comandos que os kekkaishis usam estarem em japonês e em português (marcar alvo, hou; marcar o lugar, jouso; ativar, ketsu; kai, liberar ou metsu, destruir). Na minha opinião se deixassem de colocar o original em japonês reclamariam, mas eu e 99% dos brasileiros não sabe japonês, então o português é necessário também e se colocassem notas nas páginas deixaria o mangá emporcalhado de notas, se pusessem algo tão usado no glossário atrapalharia a leitura, então eu não vejo problemas com a repetição dos comandos.
  A edição está muito boa, não vi nenhum erro nos volumes que eu li, mas o que eu mais curti foi a capa brasileira. A Panini brasileira criou um logo muito bacana para a série que muda de cor a cada volume. A capa nacional é até mais bonita que a original e as capas estrangeiras que eu vi. Nem sempre a Panini acerta (Dorothea), mas na maioria das vezes a equipe da Mythos cria capas muito bonitas.



  Então para finalizar eu recomendo o Kekkaishi para todos que estiverem procurando um bom shounen de luta e não tiverem medo de pegar uma série de 35 volumes. A série pode começar em um ritmo lento, mas ela evolui de verdade, ela cresce com o leitor (lembrando que no Japão a série era semanal, então saía uns quatro volumes por ano) e fica mais interessante a cada novo volume.

Título: Kekkaishi (mestres de barreiras)
Autoria: Yellow Tanabe
Formato: 13,7 x 20, 200 páginas
Duração:  35 volumes
Periodicidade: Mensal
Preço: R$9,90
Demográfico: Shounen
Gênero: Aventura, Fantasia, Luta

quinta-feira, 23 de junho de 2011

[Informativo] Novo Boletim da Panini


  Quem acompanha os lançamentos da Panini provavelmente conhece o Boletim da Panini, a Panini costumava enviar para os inscritos todas as quartas (ou quintas, Panini sem atrasos não é Panini, né? ;D) um e-mail com as capas dos novos lançamentos e uma lista com tudo o que sairia na semana.
  Só que eles estavam com problemas para hospedar imagens e o checklist estava tendo problemas para sair. Quem acompanha o blog há uns dois meses pelo menos sabe que eu sempre postava os boletins quando tinha algo na linha de mangás neles.
  O post agora é pra avisar que reformularam o boletim, agora ele está mais bonito e é mais fácil de se inscrever, é só entrar aqui: http://web.hotsitepanini.com.br/boletim/ e ir do lado direito que está bem grande e fácil de se cadastrar para receber as novidades da semana por e-mail.


  Essa semana não teve nenhuma capa de mangá divulgado, mas entre os lançamentos da semana (ou seja, mangás que sairão até quarta-feira que vem) temos: 100% Morango #12 e Berserk #68. Também teremos a Revista Vertigo #19 (parece que foi ontem que saiu a primeira edição, o tempo passa rápido) e Torre Negra: Traição #01. Eu sei que esses lançamentos não tem nada de mangá, mas como o pessoal frequentador aqui curte Stephen King e Vertigo acho legal postar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Checklist de Junho


1.      Basilisk #1, de Futaro Yamada e Masaki Segawa (Série bimestral completa em 5 volumes, Formato 13,7 X 20 cm, 208 páginas, R$ 9,90).
Em plena Era Edo, Ieyasu Tokugawa precisava nomear seu sucessor. Diante da indecisão entre dois filhos, o poderoso xogum resolveu promover um duelo entre duas grandes famílias de ninjas, Kouga e Iga. Dez membros de cada clã devem disputar pela sobrevivência usando suas técnicas secretas. O sucessor defendido pelo clã vitorioso será o próximo xogum. Entretanto, apesar do antigo ódio entre as famílias, os respectivos herdeiros, Gennosuke, de Kouga, e Oboro, de Iga, estão apaixonados... Qual será o destino deste amor...?! Confira a memorável história que faz parte da série de sucesso “Ninpouchou” (“Pergaminhos das Técnicas Ninja”), de Futaro Yamada, transformada em mangá pela habilidade artística de Masaki Segawa!


2.      Bem-vindo à N.H.K.! #4, de Tatsuhiko Takimoto e Keji Oiwa (Série bimestral completa em 8 volumes, Formato 13 x 18 Cm, 200 Páginas, R$ 9,90). DS.
Além de se preocupar com suas enormes dívidas para quitar, Sato decide se livrar da influência “nociva” da Misaki-chan. Mas essa garota, cada vez mais obcecada por esse desajustado, apela para táticas desesperadas e conta sobre seu passado triste e conturbado!

3.      Bleach #41, de Tite Kubo (Revista mensal inacabada no Japão, Formato 13,7 x 20 cm, 192 páginas, R$ 9,90).
Ichigo continua enfrentando Ulquiorra, um de seus maiores oponentes em uma luta extremada que terá seu desfecho neste volume! Enquanto isso, as inúmeras batalhas para defender o mundo real seguem sem descanso e a capitã Soi Fon vai ter uma desagradável surpresa!

4.      Claymore #14, de Norihiro Yagi (Revista bimestral inacabada no Japão, Formato 13,7 x 20 Cm, 192 páginas, R$ 9,90).
Clarice e Miata saem à caça de uma claymore desertora, porém, encontrarão mais do que apenas uma poderosa guerreira! E Clarice enfrentará problemas com o comportamento quase irracional de Miata, que pode colocar tudo a perder!

5.      D.Gray-Man #17, de Katsura Hoshino (Revista bimestral inacabada no Japão, Formato 13,7 x 20 cm, 192 páginas, R$ 9,90).
Depois do terrível ataque da noah Lulu Bell e do Nível 4, a Agência Central exigiu que os sobreviventes da Ordem Negra mudassem a localização da base. Entretanto, durante a mudança, teve início uma misteriosa praga de zumbis!

6.      Darker Than Black #2, de Nokiya, Bones e Tensai Okamura (Série bimestral completa em 2 volumes, Formato 13,7 x 20 cm, 208 páginas, R$ 9,90).
O agente do MI-6, November 11, entrou em contato com Klang para retomar o “Projeto Wiegenlied”. Enquanto isso, Hei consegue encontrar Musik, a pessoa que sabe o paradeiro de sua irmã. Quem sobreviverá ao conflito triplo entre HeiKlang e November 11?!


7.      Kekkaishi #12, de Yellow Tanabe (Revista mensal ainda em andamento. Última edição no Japão é a #32, Formato 13,7 x 20 cm, 192 páginas, R$ 9,90).
Yoshimori, em busca de vingança, toma uma decisão ousada e parte para o interior de Kokubourou, o quartel general inimigo! Cada vez mais perto da verdade, outra pessoa surge para acertar contas com as ayakashis e revelar que nem tudo é o que parece...


8.      Kimi ni Todoke #3, de Karuho Shiina (Revista bimestral inacabada no Japão, Formato 13,7 x 20 cm, 184 Páginas, R$ 9,90).
Pela primeira vez, Sawako sai com suas amigas em um sábado à noite! Com a aproximação do Festival Esportivo, Kazehaya fica tão ocupado, que não consegue nem falar direito com Sawako. Enquanto isso, a bela Kurumi resolve puxar conversa com ela...


9.      Naruto #49, de Masashi Kishimoto (Revista bimestral inacabada no Japão, Formato 13,7 x 20 cm, 208 Páginas, R$ 9,90). ATENÇÃO: Naruto passou a ser bimestral, devido a proximidade com os lançamentos no Japão. Portanto, o volume #50 será lançado somente em agosto.
Logo após as últimas ações da Akatsuki e da reviravolta no jogo de poder da Vila da Folha, os Kages das mais importantes vilas ninjas são convocados a uma reunião para discutir a respeito dessa organização maligna. Entretanto, essa simples troca de informações e criação de planos pode trazer à tona os segredos mais sombrios de cada vila...

10.  Naruto edição Pocket #13, de Masashi Kishimoto (Revista mensal ainda em andamento. Última edição no Japão é a #55, Formato 11,4 x 17,7 cm, 192 páginas, R$ 8,50)
Após a impressionante luta de Shikamaru contra Temari, chega a vez do duelo entreSasuke e Gaara! Mas Sasuke ainda não apareceu, e Gaara parece estar prestes a perder o controle sobre sua personalidade sombria! Será que realmente acontecerá o espetáculo sangrento mais esperado do Exame Chunin?


11.  Rockin’ Heaven #6, de Mayu Sakai (Série bimestral completa em 8 volumes, Formato 13,7 x 20 Cm, 184 Páginas, R$ 9,90).
Akira ainda está se acostumando à ideia de ter amizades verdadeiras, e já está no meio de um triângulo amoroso! Embora Konishi esteja preocupada em ajudá-la, ainda restam pendências com o Ran!


12.  07 Ghost #1 , de Yuki Amemiya e Yukino Ichihara (Revista bimestral ainda em andamento, Formato 13 x 18 cm, 208 páginas, R$ 9,90, distribuição setorizada).
O órfão Teito Klein é um talentoso manipulador do poder zaiphon e, por isso, conseguiu estudar na academia militar do Império de Barsburg, apesar de ser um escravo e prisioneiro de guerra. Embora desconheça a verdade sobre o seu passado, certo dia Teitoreconheceu o assassino de seu pai. À procura de respostas, o órfão foge da academia mesmo sem fazer ideia de como é complexo o mundo lá fora!


13.  Tokyo Mew Mew #5, de Mia Ikumi e Reiko Yoshida (Série bimestral completa em 7 volumes, Formato 13,7 x 20 Cm, 192 Páginas, R$ 9,90). DS.
Ichigo Momomiya e suas amigas estão lutando pela preservação da natureza! Elas precisam encontrar as “Mew Aqua” para combater invasores alienígenas que estão poluindo o planeta! Mas ela não quer que o garoto de quem gosta descubra seu segredo... Ei! Quem é o misterioso Cavaleiro Azul que apareceu e salvou a Ichigo?


O checklist desse mês está magrinho, são poucos lançamentos e as primeiras edições já estão nas bancas (creio que foram remanejadas para Junho), nada ainda de Air Gear, talvez tenha sido adiado para Julho/Agosto. Boa parte dos mangás do mês passado ainda não saíram, talvez por isso o checklist desse mês seja tão "magro". Algumas capas estão muito bonitas, outras nem tanto. Darker than Black termina esse mês.

sábado, 18 de junho de 2011

[Resenha] 07-Ghost


  07-Ghost é uma criação de Yukino Ichihara e Yuki Amemiya, as duas começaram como mangakás formando um círculo de produção de doujinshis shounen-ai/yaoi de Naruto (são mais de 20 doujinshis!! 0_0U) e eventualmente acabaram publicando seu próprio mangá. 07-Ghost é o mangá de estreia da dupla e no momento conta com 11 volumes e um volume extra chamado 07-Ghost Children com histórias curtas. As duas autoras são responsáveis pelos desenhos e história. O mangá é publicado na revista Comic Zero Sum (que é a casa de Loveless e di[e]ce) da Ichijinsha que é uma antologia josei. O mangá fez sucesso imediato entre os leitores da revista e logo ganhou DramaCD, em abril de 2009 a série foi adaptada em anime.


  O mangá conta a história do jovem Teito Klein, ele é um orfão desmemoriado. Teito era um escravo, mas como possui habilidade com Zaiphon foi levado para a Academia Militar de Barsburg para aprender a usar suas habilidades e futuramente se tornar um Begleiter. Na véspera de sua formatura Teito faz uma promessa de amizade com o colega Mikagi, seu único amigo na academia, já que todos os outros estudantes o desprezam por ser um ex-escravo. No dia do teste final ambos caem no mesmo grupo e têm que usar suas habilidades de Zaiphon para eliminar um criminoso de alta periculosidade, claro que Teito se recusa a matar alguém sem ter um motivo real. Então o general Ayanami aparece, mata o criminoso e chama Teito de covarde, ele fica chocado com essa pessoa que ele parece conhecer de algum lugar. Algum tempo depois quando Teito se encontra novamente com Ayanami suas memórias começam a voltar e ele lembra que quando ele era criança foi Ayanami quem matou seu pai que era o rei do reino de Raggs e o ataca, mas é rapidamente contido e preso em uma cela dentro da academia.
  Com a ajuda de Mikagi Teito consegue fugir da cela e usa um Hawkzilla (espécie de motocicleta aérea) para escapar do lugar, Ayanami percebendo usa seu Zaiphon para destruir o Hawkzilla em que Teito voava, com isso ele despenca de uma grande altura (os continentes são suspensos nas nuvens por Zaiphon nesse planeta) e acaba caindo em cima de Frau, um dos bispos do Sétimo Distrito de Barsburg. Por sorte o Sétimo Distrito está fora do alcance do poder dos militares e eles não podem fazer nada para ameaçar Teito enquanto ele se encontra ali.
  Dentro do Mosteiro Teito começa a descobrir sobre o passado, havia dois reinos, um chamado Barsburg e outro chamado Raggs, há mil anos atrás "deus" presenteou os dois reinos, Barsburg com "O Olho de Raphael" e Raggs com "O Olho de Mikhael", duas grandes fontes de poder, mas dez anos atrás Raggs atacou Barsburg atrás do "Olho de Raphael", com isso houve uma guerra e Raggs foi destruído e "O Olho de Mikhael" foi perdido durante a guerra.
  Nem preciso dizer quem não sabe que esconde "O Olho de Mikhael" e é o príncipe herdeiro do reino de Raggs nem que o Mosteiro esconde grandes segredos dentro dele e há um grande mal à espreita.


  A arte do mangá é bem diferente do que se costuma ver nas bancas atualmente. O traço é bem puxado pro yaoi (vide o background das autoras) e me lembrou muito mesmo do traço do Clamp nos anos 90 (fica entre Guerreiras Mágicas de Rayearth e X). O único problema na arte a meu ver foram as lutas, é quase impossível saber o que se passa nas lutas, é tudo muito ágil e cheio de "ventinhos mágicos". Só fui entender o que se passa durante as lutas vendo o anime (mais que recomendado também).
  A história é cheia de clichês, mas mesmo assim os clichês são bem trabalhados pelas autoras e com isso a história apesar de ser bem comum e você ter noção de como as coisas vão se desenvolver consegue ser bem divertida e cativante, como eu digo, o problema não é ter clichê, o problema é não saber usar o clichê a favor da história.

  A adaptação da Panini ficou bacana, para aqueles que dizem que a Panini é preciosista e deixa tudo "ajaponesado demais" aviso que não há honoríficos japoneses nesse mangá. Nas notas de tradução há a explicação: Não foram mantidos os termos e honoríficos japoneses por se tratar de uma história cujo cenário não é o Japão. Já estou prevendo as lágrimas negras da comunidade otaku brasileira. Na minha opinião isso é o correto a se fazer e a Panini ganhou um ponto comigo, teria ganhado mais pontos não fosse o "Teito-kun" no segundo quadro da página 158. Pelo menos dessa vez não tem nenhum erro de ortografia na capa (xD).
  Para aqueles que odeiam simplesmente escutar a palavra yaoi passem longe do mangá, não há nenhum fanservice real no mangá, mas o clima da história é bem "suspeito", a amizade entre Teito e Mikagi é bem parecida com FuumaxKamui, talvez seja este o motivo para o mangá me lembrar de X e outros trabalhos do Clamp (além do traço).
  Falando em Mikagi no original o nome dele era Mikage (lê-se como "me cague", é a mesma pronuncia), daí optaram por trocar o e por i e ficar Mikagi. Se não me engano há uma lei contra esses nomes estrangeiros com duplo sentido e eles têm que ser trocados, peço que se alguém souber melhor sobre isso para explicar nos comentários.
  A Panini optou por usar a mesma capa que a japonesa, os dois lados possuem ilustrações diferentes e as imagens das orelhas estão no verso das capas. Não há páginas coloridas e não havia na versão japonesa do tankoubon, as páginas que eram coloridas na antologia estão em preto e branco, mas não estão "borradas" como muitas vezes acontece, deu pra perceber que houve cuidado ao adaptar as imagens que eram coloridas para o preto e branco. Acredito que todo mundo detesta ver essas color pages borradas em preto e branco como é típico em alguns shoujos e nos mangás da shounen jump (eles são mestres nisso).


  Eu recomendo o mangá para todos aqueles que gostam de um mangá de aventura e não se importam com um clima "Clampesco", como eu já disse o fanservice "shounen-ai" (dizer fanservice yaoi seria forçar demais)só existe se você quiser enxergar aquilo, ou se você é daqueles que dá pití vendo dois garotos tendo uma amizade forte. Apesar de ser um mangá josei eu vejo quase nada de josei nele, o clima é bem shounen, cheio de batalhas e mistérios a serem desvendados (não muito diferente de um Reborn! da vida). Dessa nova leva de títulos foi o que eu mais gostei até agora.


Título: 07-Ghost
Autoria: Yuki Amemiya e Yukino Ichihara
Formato: 13 x 18, 208 páginas
Duração:  11 volumes (em andamento)
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$9,90
Demográfico: Josei
Gênero: Aventura, Fantasia, Luta

sexta-feira, 17 de junho de 2011

[Nas Bancas] Lançamentos de 14/06 a 17/06

  Novos mangás nas bancas essa semana. Por enquanto temos Gentlemen's Alliance Coss #05, Kekkaishi #11, Colégio Ouran Host Club #17, Dorothea #02, Sugar Sugar Rune#05 e o lançamento de Basilisk.Nem todos os mangás já estão em todas as bancas, mas a maioria deles já está disponível na grande São Paulo.


domingo, 12 de junho de 2011

[Resenha] Darker than Black


  Darker than Black é uma criação do estúdio de animação Bones e o roteirista Tensai Okamura, originalmente era uma série de animação em 26 episódios que devido à grande popularidade ganhou uma nova temporada de 12 episódios, 5 OVAs e acabou ganhando também duas adaptações em mangá. O mangá lançado aqui no Brasil é a série "Darker than Black" que foi publicada na Asuka (revista shoujo da Kadokawa famosa por abrigar diversas adaptações de animê). Há também o mangá Darker than Black: Shikkoku no Hana que se passa no espaço de tempo entre as duas temporadas do anime e foi publicado na revista seinen Young Gangan da Square Enix.

  A série em dois volumes Darker than Black lançada aqui se passa em um espaço de tempo indeterminado antes do final da primeira temporada da série, provavelmente antes da Yin entrar para a equipe (já que ela só aparece em uma ilustração extra no final do volume) e é como se fosse mais um dos casos apresentados na série.
Um glossário básico para os que não conhecem a série:

Hell's Gate: Uma área em Tokyo que surgiu há cerca de dez anos, junto com ele apareceram os Contratantes. As pessoas não podem ir até o Hell's Gate, a maioria das pessoas que vão até lá morrem misteriosamente, para isolar a área o Governo construiu um gigantesco muro em torno dele.

Dolls: São pessoas que perdem todos os traços de humanidade, precisam ser programados para fazer as coisas, teoricamente não possuem vontade própria, são como "bonecas". Uma das habilidades principais dos Dolls é que eles podem projetar "espíritos espiões" para espionar inimigos entre outras funções.

Contratantes: São pessoas que fizeram um contrato, ou seja, elas deram sua "alma" em troca de habilidades paranormais. Depois de usar suas habilidades eles precisam fazer uma compensação, uma espécie de pagamento pelo uso de seus poderes paranormais, entre alguns tipos de compensações há contratantes que bebem, que fumam, que vomitam, bebem leite, bebem sangue de crianças...

  O mangá gira em torno de Hana Shinou, uma garota cujo pai foi assassinado um ano atrás e de repente quando ela está na rua esbarra por acidente em seu pai. Ela começa a investigar a morte de seu pai apesar de todas as pessoas à sua volta dizerem que isso é loucura, que o pai dela está morto e ela deveria aceitar isso.
  No meio de sua investigação ela assiste sem querer à estranha briga entre Klang e Hei. Depois dessa luta Hei apaga a memória de Hana que volta a viver sua vida normal, mas Hana não se esquece de tudo e continua investigando Klang e a estranha organização chamada Wiegenlied e se vê em encrenca quando descobre que os sujeitos dessa organização possuem poderes paranormais (são contratantes), daí então ela é salva por Hei, suas memórias apagadas voltam e ela se vê tragada nessa trama misteriosa envolvendo guerras entre organizações secretas e qual a relação disso tudo com seu pai que deveria estar morto.

  A trama do mangá é bem parecida com as tramas do anime, senti falta apenas da Yin, teve quem dissesse que o Hei do mangá é mais emotivo que o do anime, eu não vi diferença  nenhuma entre os dois. Como eu já disse é como se o mangá fosse um extra do anime, mais uma história inédita. Até agora não acrescentou nada de novo, mas é legal para quem já assistiu à série e sente saudades dos personagens, mas se você ainda não conhece a série e gostaria de conhecê-la o mangá também é um bom ponto de introdução.

  A arte é bonita e um tanto quanto delicada se for comparar com a do anime, pode-se dizer que a arte foi "shoujoficada", mas a trama está no mesmo patamar da animação. Aliás, a arte é bem competente, se a capa fosse mais elaborada faria mais justiça à artista. Falando na capa ela foi repetida dos dois lados, não que houvesse alguma coisa interessante no verso. Na parte de dentro da capa há uma ilustração colorida muito bonitinha por sinal. A adaptação ficou bacana, nenhuma gíria esdrúxula, nem nada exageradamente otaku. Os honoríficos foram mantidos, a edição de imagens está competente. O formato do do mangá (13x18, quadradão) me agrada, pois ao mesmo tempo que há espaço de sobra para as beiradas não é grande demais como o formatão, nem pequeno demais como o formatinho que diminui demais o tamanho dos desenhos e letras.

  É um bom mangá para quem sente falta de mangás de mistério. Faz tempo que não aparece nenhum mangá de mistério/detetive em nossas bancas e espero que depois desse venham mais. Não é a primeira vez que a Panini lança mangás dos animes do estúdio Bones, ano passado tivemos Wolf's Rain e Eureka SeveN (será que pode vir mais coisas como Heroman e Star Driver: Kagayaki no Takuto?), se a intenção é lançar mangás curtos de animes famosos Mahou Shoujo Madoka Magica seria uma ótima opção.


Capa original e capa na versão da Panini

  Como já disse antes, é um bom mangá para quem quer conhecer a linha Darker than Black ou sente saudades da série. Como esperado de um mangá de apenas dois volumes não é um mangá incrível, mas também não é um mangá ruim (como Wolf's Rain ~_~U), é um mangá bem mais ou menos (como a série animada).

Título: Darker than Black
Autoria: BONES e Tensai Okamura (roteiro) e Nokiya (arte)
Formato: 13 x 18, 190 páginas
Duração: 2 volumes
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$9,90
Demográfico: Shoujo
Gênero: Mistério, Paranormal

quarta-feira, 8 de junho de 2011

[Novidades] Deadman Wonderland


  A novidade da vez da Panini é o aguardado Deadman Wonderland, o mangá publicado na Shounen Ace da Kadokawa vem sendo publicado desde 2007 pela dupla Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou.


  O mangá conta a história de Ganta Igarashi, um garoto injustamente acusado pelo assassinato em massa dos seus colegas de classe que se descobre levado para uma sádica prisão particular onde pessoas  infectadas com o "ramo do pecado" tem que duelar mortalmente entre si se quiserem ter a chance de permanecer vivas. Atualmente o mangá conta com 10 volumes ainda está em publicação e o anime da série está em reta final.

A notícia já era esperada e mesmo dada como certa, uma vez que a Panini recentemente concluiu Eureka SeveN de autoria da mesma dupla.

 Não deixem de conferir a resenha do mangá AQUI.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Soul Eater não é da Panini


  Não sei se todo mundo aqui se lembra disso, mas cerca de um ano atrás acharam esse link dentro do site da Panini http://www.paninicomics.com.br/web/blog em que podemos ver um banner de Soul Eater no site brasileiro da Panini. Um tempo atrás eu conversei com a analista de marketing de mangás da Panini, Catharine Paulossi e ela afirmou com todas as letras que Soul Eater não é da Panini (se isso significa que o mangá pertence a alguma editora concorrente eu não sei).
  Essa é uma dúvida que muita gente tinha, esse boato se espalhou pela "internet otaku", na verdade esse banner só está aí por acidente, parece que ele é da matriz italiana (essa sim publica Soul Eater) e de alguma forma apareceu no site da filial.
  Hoje eu vi uma discussão sobre esse assunto e me lembrei, desculpem mesmo por não ter postado antes, eu esqueci completamente.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Highschool of the Dead ganha nova temporada de anime + Capa do 7º volume

  O nome do post já diz tudo, saiu na Anime-Pró uma notinha de que Highschool of the Dead ganhará uma nova temporada animada. Segundo eles a revista "Fujimi Shobo" que segundo o que eu sei é uma editora subsidiária da Kadokawa Shoten e não uma revista, a Fujimi Shobo é a editora que publica a Dragon Age (revista em que foram publicadas Dorothea, Fullmetal Panic, Fullmetal Panic Sigma, Highschool of the Dead, Slayers entre outras séries famosas que a Panini publicou) confirmou que a Madhouse estaria produzindo uma nova temporada.


  Segundo a Anime-Pró o volume #07 de Highschool of the Dead deve sair também em setembro. Vale a pena mencionar que o anime da série foi um grande sucesso e o mangá cresceu muito em vendas devido a ele. Segue a capa do novo volume do mangá.